Município de Esposende assinala Dia Internacional da Proteção Civil

01 Mar

O Dia Internacional da Proteção Civil, data instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), celebra-se hoje, dia 1 de março, e o Município de Esposende não poderia deixar de assinalar esta data.

Este ano, o Secretário-Geral da Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) sublinha, na sua mensagem, “o papel da proteção civil e das instituições nacionais para uma gestão mais eficiente das catástrofes”, realçando a importância da coordenação de esforços entre os serviços de proteção civil, as entidades da Administração e os cidadãos.
Em Esposende, esse tem sido o caminho escolhido: a cooperação.
São bons exemplos as ações desencadeadas pelo Gabinete Municipal de Proteção Civil de Esposende por via do trabalho desenvolvido com as diferentes instituições concelhias e regionais, nomeadamente nas áreas do planeamento e prevenção, da segurança e da resposta a algumas ocorrências.
No domínio da sensibilização, têm sido desenvolvidas diversas ações tendo como objetivo promover um melhor conhecimento de riscos existentes, envolvendo grupos alvo específicos, disponibilizando material de sensibilização e alertando para condutas de autoproteção.
A Proteção Civil é uma atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, e, no concelho de Esposende, as entidades que compõem a Proteção Civil são os Bombeiros Voluntários de Esposende, os Bombeiros Voluntários de Fão, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade Marítima Nacional, o INEM, I.P. e demais entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde e os Sapadores Florestais. Por sua vez, a Cruz Vermelha Portuguesa executa, em colaboração com os demais agentes, funções de proteção civil nos domínios da intervenção, apoio, socorro e assistência sanitária e social.
Porém, e para além destas entidades, estão também envolvidos os cidadãos e todas as entidades públicas e privadas que implementem ações com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
De facto, todos nós devemos ter uma postura ativa e uma cultura de segurança. Devemos reduzir os riscos de acidente no dia-a-dia e acautelar todas as situações que nos possam colocar, e aos outros, em perigo. Esta cultura de segurança deverá ser aplicada às nossas habitações, aos nossos postos de trabalho, à nossa condução na estrada, à nossa postura nos momentos de recreio e lazer na praia, na floresta, entre outros.
Proteção Civil somos todos nós!