Município de Esposende inaugura requalificação da rua das Oliveiras

24 Fev

_DSC7357

Dando cumprimento a uma promessa eleitoral, feita aquando das últimas eleições, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, inaugurou hoje a obra de requalificação da rua das Oliveiras, em Palmeira de Faro. Na ocasião, o autarca anunciou diversas intervenções para aquela freguesia, garantindo, desde logo, a conclusão, até ao final do mandato, da construção do acesso ao monte de Faro e a criação, aí, de um parque de lazer.
"Estas obras que se concretizam, um pouco por todo o concelho, visam melhorar as condições de vida das populações", vincou Benjamim Pereira, recordando os projetos em curso na freguesia de Palmeira de Faro, dos quais destacou a aquisição da Casa de Manuel Boaventura que integrará um amplo projeto municipal e a grande novidade anunciada perante um auditório da Junta de Freguesia repleto: "Vamos melhorar o acesso e construir uma zona de lazer no monte de Faro. Não chegaremos ao final deste mandato sem que a obra esteja concluída", garantiu.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende sublinhou o momento único que o concelho está a viver, em termos de investimento público e anunciou a elaboração de um novo plano de investimento nas freguesias, para concretizar até ao final do presente mandato, contemplando as mais diversas áreas de intervenção, onde a segurança adquire, também, papel de relevo. Por isso, Benjamim Pereira garantiu que a Câmara Municipal tudo fará para que a Infraestruturas de Portugal garanta a colocação de semáforos, no cruzamento das estradas nacionais 103-1 com a 305. Caso essa entidade não garanta a necessária dotação financeira, Benjamim Pereira garante comparticipação camarária.
Lembrando que o Município de Esposende não trabalha "em função dos ciclos autárquicos, porque sempre houve uma estratégia de investimento contínuo", disse Benjamim Pereira, apontando as importantes obras de saneamento, ecovias e outros grandes investimentos que estão na calha, essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população.
O presidente da União de Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, Mário Fernandes, enalteceu a atitude dos habitantes "que contribuem para o desenvolvimento das suas terras", nomeadamente com a doação de terrenos, gesto sublinhado, também, pelo tesoureiro daquela União de Freguesias, Fernando Cruz que louvou a ação de "verdadeiro sentido de dever público".
A rua das Oliveiras foi alvo de uma profunda intervenção que compreendeu a pavimentação, a instalação de todo o sistema de saneamento e abastecimento de água, pluviais e iluminação pública.

Esta postura enquadra-se, de resto, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente as referentes a Água Potável e Saneamento, Trabalho digno e crescimento económico, Reduzir as desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.