Município lança obra de regeneração urbana no centro de Marinhas

07 Mai

Realizou-se hoje a cerimónia de arranque das obras de Requalificação da Zona Central de Marinhas, intervenção que custará cerca de 323 mil euros e pretende reforçar a centralidade da zona envolvente à Igreja Paroquial de Marinhas, onde será privilegiada a circulação pedonal. Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, relevou a importância da obra agora lançada e apontou as empreitadas que estão na forja para os próximos tempos, para esta freguesia.

“Acabamos de adquirir uma parcela de terreno para o alargamento do cemitério de Marinhas, que será utilizado durante as obras como parque de estacionamento desta zona central, minimizando assim os incómodos causados pela intervenção. Esta é também uma excelente notícia para esta freguesia e mais uma pretensão de há muitos anos que agora se vê concretizada. No âmbito da regeneração urbana, conseguimos um financiamento de cerca de 800 mil euros para a zona central de Marinhas. A 1 Junho o PARU irá a reunião de câmara, e será apresentado publicamente, seguindo-se um período de 30 dias para discussão pública. A Ecovia entre a marginal de Esposende e Cepães avançará até final do mês e está já pronto o projecto de execução de uma nova via de acesso ao Centro Social Juventude Unida de Marinhas. Será uma realidade o saneamento no lugar do Monte e junto à Senhora da Saúde, em Outeiro, assim como o Canal Intercetor”, destacou Benjamim Pereira para estimar que as obras em devir vão ultrapassar os três milhões de euros.

Perante este cenário, Benjamim Pereira aponta as dificuldades do mandato em curso, para conferir maior importância às medidas adotadas. “Começamos o mandato com a lei autárquica que obrigou à constituição de Uniões de Freguesias, com a crise e intervenção da Troika, com a mudança de Governo. Mesmo assim baixamos o IMI até à taxa mínima, ajudamos os mais carenciados com bolsas de estudo, livros gratuitos, apoios às refeições e aos transportes. Estamos aqui para trabalhar até ao último dia do mandato e não permitirei que a polémica política que normalmente se instala em períodos eleitorais interfira no nosso trabalho”, garantiu Benjamim Pereira. Sobre atualidade do lançamento das obras, Benjamim Pereira não tem dúvidas que teria maiores benefícios políticos, caso as obras já estivessem concluídas. “Estamos a lançar muitas obras que não estarão concluídas este ano. Estamos somente a preparar o futuro do concelho de Esposende, mas este timing foi imposto pelo conhecido atraso no arranque do Portugal 2020”, vincou.

Por seu turno, Aurélio Neiva, presidente da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra vê a obra agora lançada como a concretização de um projeto. “Sempre tivemos o foco no centro das Marinhas. Fomos percebendo que não seria fácil, até porque no passado fizeram-se estudos mas não saíram do papel. É uma intervenção de dimensão considerável que vai criar uma zona nobre e resolver um problema que aqui temos das águas pluviais”, disse o autarca.

Sobre os 50 compromissos com que iniciaram o mandato, Aurélio Neiva recordou que 37 já estão realizados, 16 estão em curso e 7 vão iniciar-se a curto prazo. Estou muito satisfeito com o apoio que a Câmara tem dado à Junta de Freguesia. Ao contrário do que alguns dizem este foi um mandato excelente. Venham muitos mais como este.”, concluiu, reiterando a viabilização do alargamento do cemitério, graças ao entendimento recente com o proprietário do terreno contíguo.