Comité de Acompanhamento do Norte 2020 reuniu em Esposende

norte 2020 1

O Comité de Acompanhamento do NORTE 2020 reuniu hoje em Esposende, com o objetivo de avaliar a execução do programa que tem vindo a apoiar, no quadro 2014-2020, investimentos públicos e privados considerados relevantes para o aumento da competitividade regional.

Na sessão de abertura, a vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, salientou a importância da realização, em Esposende, de tão relevante cimeira. Posteriormente, a edil esposendense acompanhou os participantes numa visita pela ecovia, construída com o apoio do programa Norte 2020. Lembre-se que, em Esposende, ao abrigo deste programa, contam-se as obras de beneficiação da rua e travessa Engº. Alexandre Losa Faria, no valor de 96.884 euros e com uma comparticipação de 81.600 euros e a Beneficiação e infraestruturação da rua da Igreja, em Apúlia, no valor de 353.593,57 euros e com uma comparticipação de 227.290,01 euros.

Nesta 9.ª reunião do Comité de Acompanhamento do Norte 2020, presidida por Fernando Freire de Sousa, Presidente da CCDR-N e Gestor do NORTE 2020, participaram vários autarcas de todo o norte do país, secretários gerais das Comunidades Intermunicipais, responsáveis de estabelecimentos de ensino superior, gestores de programas operacionais, o presidente do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), o presidente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), entre outras individualidades .

Numa altura em que o financiamento abrange mais de 5.700 projetos aprovados, a análise do Comité de Acompanhamento sobre o desempenho do NORTE 2020 abrangeu o apoio prestado tanto a entidades públicas ou equiparadas como ao tecido empresarial e suas associações.

O NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020) é um instrumento financeiro com uma dotação de 3,4 mil milhões de Euros de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal. Está integrado no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020. Saiba mais em www.norte2020.pt.