Secretária de Estado da Indústria visitou em Esposende “empresas de exceção”

_DSC3032

“Visitei, aqui em Esposende, empresas de exceção, com um crescimento acima da média nacional, geridas por empresários de futuro que inspiram os seus colaboradores, em que o Executivo Municipal é um parceiro ativo e pró-ativo”, afirmou a secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, após a visita a três empresas de Esposende.
A jornada da secretária de Estado iniciou-se na empresa Prozis, unidade dedicada a suplementos alimentares com sede em Palmeira de Faro e que é já uma referência nos mercados mundiais. Na receção, o administrador Jorge Silva fez ver os pressupostos que presidem à ação da empresa, onde os trabalhadores são jovens e de diversas nacionalidades e “dão mais valor à experienciação do mundo laboral em outros países”.
Já na BBG, empresa que trabalha na área da serralharia urbana, a comitiva ficou a conhecer as obras que a empresa tem realizado em todo o mundo. De igual modo, na Henfilgon empresa de pintura e acabamentos, o diretor geral destacou o “mercado altamente competitivo” em que estão inseridos, para vincar a “importância que o presidente da Câmara Municipal de Esposende teve, no apoio à instalação da empresa”.
Como denominador comum, as três unidades industriais têm o mercado internacional como principal destino da sua produção e contribuem, em larga medida, para que o setor da indústria seja responsável por mais de um terço do volume de negócios das empresas não financeiras, cujo total é superior a 800 milhões de euros.
Por isso, o presidente da Câmara Municipal de Esposende garantiu a continuidade da aposta na captação de empresas para o concelho, apesar “do elevado valor praticado na venda de terrenos industriais. Temos perdido investidores e empresas por esse motivo e por carecer de grandes áreas para instalarem as unidades industriais. Assumimos o compromisso de presente e de futuro para os empresários não terem entraves e dificuldades nos seus processos. Estamos a trabalhar na via verde do investidor para agilizar procedimentos”, apontou Benjamim Pereira, lembrando que a ajuda do município destina-se a empresários que querem instalar-se em Esposende, mas também àqueles que já estão instalados no concelho e querem melhorar as condições de laboração.
Benjamim Pereira entende que Esposende possui argumentos sólidos de captação de empresas, desde logo pela localização geográfica, mas também pela elevada capacidade de atração de jovens trabalhadores que ali podem encontrar condições ótimas para viver.
Nesse mesmo sentido vão alguns dos programas governamentais que visam a modernização da indústria e que pretendem atrair mais jovens para este setor. “Queremos desmistificar a imagem que as pessoas têm da indústria. Estou certa que mudarão de opinião, se visitarem as empresas que eu visitei em Esposende”, garantiu a secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann que destacou a vitalidade de Esposende que “não depende apenas de um setor e, por isso, não está vulnerável às crises setoriais”.