Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende solidário com povo moçambicano

Sos beira 1 1024 2500
30 Maio 2019

O Município de Esposende, através da Loja Social, procedeu à entrega dos bens angariados no âmbito da Campanha SOS Beira, promovida pela associação SOPRO, para as vítimas do ciclone Idai que devastou a zona da Beira, em Moçambique.

O Município associou-se desde logo a esta campanha de recolha de fundos e bens para enviar para os Irmãos de La Salle Moçambique, apelando a todos os esposendenses no sentido de devolver a esperança a esta comunidade africana. Associaram-se igualmente a esta causa o Lions Clube de Esposende, a Prozis, a Escola Secundária Henrique Medina e o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira.

A Loja Social de Esposende constituiu-se como ponto de recolha, tendo sido angariados 4002 bens, designadamente vestuário, calçado, material escolar, têxteis, utensílios de cozinha, alimentos e produtos de higiene e limpeza. Numa primeira fase tinham sido entregues 1305 bens diversos, e, recentemente, a Loja Social entregou o restante angariado por diversos particulares, mas também outras entidades que se quiseram associar a esta causa.

A intervenção da Loja Social de Esposende assenta na dinamização de sinergias da comunidade, dos agentes económicos e dos parceiros sociais, estimulando o diálogo e a cooperação entre todas as estruturas locais para reforço das redes estratégicas promotoras de desenvolvimento social.

Realce para a iniciativa “Juntos Construímos | Pequenos Gestos, grandes Sorrisos”, desenvolvida no âmbito da responsabilidade social, que visa fomentar a articulação entre os vários intervenientes sociais, unindo esforços no sentido de dar respostas, rentabilizando recursos e impulsionando o trabalho interinstitucional articulado e participativo. Neste domínio, tem havido também a preocupação em colaborar com projetos que visam apoiar comunidades mais vulneráveis, nomeadamente os que se desenvolvem em países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ao associar-se a esta campanha de solidariedade, o Município está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, que assumiu como metas na gestão autárquica, designadamente o ODS 1 - Erradicar a Pobreza, ODS 2 - Erradicar a Fome, ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.