Duendelândia traz a magia do Natal a Esposende

22 Novembro 2018

iluminação de natal

Muita animação entre 28 de novembro a 6 de janeiro

A chegada do Pai Natal a Esposende está agendada para a tarde do dia 16 de dezembro, mas, até lá, muita animação e música animam a cidade, num programa recheado de surpresas que tem atenções especiais direcionadas para os mais pequenos. A organização volta a reunir o Município de Esposende e a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), além de diversas entidades e instituições locais que, através de um programa direcionado para todas as idades, dinamiza o comércio local.
O encanto das ruas de Esposende ganhará outro brilho, já a partir do dia 28 de novembro, altura em que ocorrerá a ligação da iluminação de Natal, com o “Concerto Mais Pequeno de Natal”, pelas 19 horas, e tendo o Coro de Pequenos Cantores de Esposende a entoar na Praça do Município.

A Duendelândia será o ponto central de toda a animação de Esposende. Este espaço, propositadamente construído para os mais novos, estará aberto de 15 a 24 de dezembro (das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h30), na Zona Ribeirinha de Esposende, concentrando atividades e animação. Aqui, os mais pequenos podem encontrar uma Floresta Duende, Duende Bumper, Globo Duende, Trenó VR Realidade, a Casa do Pai Natal e insufláveis.
Durante esse mesmo período de tempo, estará patente o Trenó Duende, o “spot” fotográfico deste Natal, convidando a selfies e fotografias com a família. De resto, será na Duendelândia que estará patente, entre 15 de dezembro de 2018 e 2 de janeiro de 2019, a exposição “O Meu Natal é Ecológico”.
Tradicionalmente, o Natal é uma das épocas com mais animação em Esposende. Às feiras e mercados de cariz regular, juntam-se eventos especialmente preparados para o Natal. No dia 2 realiza-se uma feira de velharias e, no dia 9 de dezembro, ocorre uma feira de artesanato, entre as 10h00 e as 19h00, no Largo Rodrigues Sampaio.
Encarnando este espírito natalício, a Loja Social de Esposende promove, no dia 11 de dezembro, a iniciativa Olhares Solidários, assinalando o 7.º aniversário deste serviço, com portas abertas à comunidade.

A música ocupa lugar de destaque na programação deste Natal. No dia 16 de dezembro, o projeto Musicórdia leva “Coura voce e coro vox luminis” à Igreja Matriz de Esposende, pelas 17h00 e, no dia 21, o coro Ars Vocalis atua na Igreja da Misericórdia de Esposende, às 21h30. No dia 22 de dezembro, a Igreja Paroquial de S. Paio de Antas acolhe o concerto "Murmúrio”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende.
As doçuras tão tentadoras nesta época festiva estarão em destaque, no dia 16 de dezembro, numa mostra que se intitula “Uma Doçura de Natal” e que estará patente no Largo Rodrigues Sampaio.
A tão ansiada chegada do Pai Natal está aprazada para o dia 16 de dezembro, pelas 15h30, ao Largo Dr. Fonseca Lima. A figura encantada de longas barbas brancas percorrerá a Rua 1º de Dezembro, o Largo Rodrigues Sampaio, até fazer a entrada apoteótica na Duendelândia.
Uma das grandes novidades do Natal/2018 de Esposende está agendada para o dia 23 de dezembro, com a Parada Natal Disney. O desfile envolverá inúmeras personagens associadas a esta época que, pelas 15h30, vão percorrer o Largo Dr. Fonseca Lima, a Rua 1º de Dezembro, o Largo Rodrigues Sampaio, celebrando na Duendelândia.

As oficinas que envolvem os mais novos são uma constante, ao longo de dezembro, seja no Museu Municipal, no Centro de Interpretação Ambiental, no Centro Interpretativo de S. Lourenço, no Centro de Informação Turística de Esposende ou na Casa da Juventude e a Biblioteca Municipal acolhe a dramatização do conto “Feliz Natal, Lobo Mau”, no dia 9 de dezembro.
Para que esta seja uma passagem de ano memorável, Esposende apresenta animação musical e DJ’s, na Zona Ribeirinha de Esposende, entre as 23h00 e as 03h00, interrompido às 24 horas, para o espetáculo de fogo-de-artifício.
As animações relacionadas com a época natalícia prosseguem em janeiro, no dia 6, pelas 15 horas, com Cantares ao Menino, no auditório municipal, onde serão interpretadas novenas e cantares de Reis. Uma hora mais tarde (16h00), a Igreja Paroquial de Marinhas acolhe o concerto de Reis, pelo Coro Sénior de Esposende.