Município de Esposende entrega Bolsas de Estudo a 35 estudantes do ensino superior

10 Set
Numa sessão informal, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu, esta manhã, à entrega de Bolsas de Estudos a 35 jovens estudantes universitários. A sessão contou igualmente com a presença do Vice-Presidente, António Maranhão Peixoto, da Vereadora da Educação e Cultura, Jaqueline Areias, e da Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale.

As Bolsas de Estudo, no valor unitário de 600 euros, corresponderam a um montante global de 21 000 euros. A medida enquadra-se nas políticas educativas do Município e pretende ajudar os jovens oriundos de famílias com carências socioeconómicas do concelho a prosseguir os estudos ao nível superior. O Presidente Benjamim Pereira assinalou que esta ajuda não é encarada como um esforço para o Município, representando antes o contributo dos munícipes/contribuintes para a formação académica dos jovens do concelho, enquadrando-se num vasto plano de apoio educativos que concorrem para ajudar à formação das crianças e dos jovens. Deixou a garantia de que o Município vai continuar a investir na Educação, mantendo o apoio aos estudantes do ensino superior.

Tal como está definido no regulamento, os estudantes contemplados desenvolveram trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na Autarquia, durante um período de 22 dias úteis/154 horas, no período de férias letivas. Benjamim Pereira salientou que, deste modo, é dada oportunidade aos estudantes de tomarem contacto com o mundo do trabalho, valorizando-se pessoal e profissionalmente, sendo ainda uma experiência enriquecedora porque permite que tenham contacto com a Administração Pública, no caso, o funcionamento da Câmara Municipal e dos seus serviços.

Aproveitando a oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal exortou os jovens a envolverem-se em termos de intervenção cívica, seja na política ou no associativismo, e a contribuírem para o engrandecimento e desenvolvimento do concelho.

Recusando uma visão pessimista sobre o mercado de trabalho, Benjamim Pereira expressou palavras de otimismo e esperança, dizendo que as oportunidades de trabalho surgirão, mais tarde ou mais cedo, sobretudo para aqueles que foram bons profissionais, que coloquem empenho e dedicação nas suas funções.

O Autarca expressou votos de sucesso, quer para os que vão entrar no mercado de trabalho quer para os que vão prosseguir os estudos, e, em jeito de conselho, exortou-os a investirem na formação ao longo da vida.

Aproveitando o encontro com os bolseiros, o Presidente da Câmara Municipal quis saber como encaram os estudantes a experiência que lhes é proporcionada nos serviços camarários, tendo recebido ecos positivos, não só dos alunos mas também dos encarregados de educação presentes.

Enaltecendo o apoio concedido pela Câmara Municipal, um dos bolseiros, finalista, agradece a oportunidade concedida referindo que contribuiu para o desenvolvimento de competências, quer pessoais quer profissionais. “É, de facto, uma iniciativa exemplar de que o Município se pode orgulhar”, assinala.