Zendensino garante Ensino da Música a mais de 300 alunos

11 Set

O Ensino Articulado da Música no concelho será assegurado pela Cooperativa de Ensino Zendensino, através da Escola de Música de Esposende, enquanto não for definida a nova estrutura que irá agregar as diversas manifestações artísticas do Município.

Até ao último ano letivo, o financiamento para o ensino artístico foi assegurado através de candidaturas sucessivas ao POPH - Programa Operacional Potencial Humano, do anterior quadro comunitário de apoio. Contudo, atendendo a que o Programa não garantia o financiamento da totalidade dos alunos inscritos, o Município de Esposende, ultrapassando as suas competências, vinha assegurando o restante montante necessário para permitir que todos pudessem aceder ao ensino artístico, num esforço financeiro superior a 100 mil euros.

Na sequência da extinção do POPH, o financiamento do Ensino Articulado da Música passa a ser assegurado, já no ano letivo 2015/2016, pelo orçamento geral do Estado, através de contratos de patrocínio. Este modelo de financiamento é materializado através da realização de concurso para um período de 3 anos, sendo que a Zendensino ficou em 2.º lugar ao nível da região norte. Este processo garante uma mais célere transferência de verbas, o que se revela mais vantajoso para a instituição, que, por força do atraso nos pagamentos do POPH, se via obrigada a recorrer a empréstimos bancários para cumprir os seus compromissos com os docentes afetos ao Ensino Articulado.

Para o ano letivo 2015/2016, a Zendensino obteve financiamento para 244 alunos do ensino articulado e 13 para a iniciação. No entanto, pretende encontrar financiamento para um maior número de alunos, havendo a possibilidade de financiar 287 alunos para o ensino articulado e 19 para a iniciação, facto que originou algum atraso na divulgação das vagas.

Este número de alunos permitirá à Zendensino manter o vínculo laboral com todos os professores da Escola de Música de Esposende, de acordo com o Contrato Coletivo de Trabalho para o Ensino Particular e Cooperativo, assegurando, deste modo, o bom funcionamento da Escola.

Fruto da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Escola de Música, manter-se-ão em atividade, eventualmente com financiamento reforçado, os projetos do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e do Coro Ars Vocalis.

O apoio do Município tem sido imprescindível e determinante para a manutenção destes projetos, bem como para o bom funcionamento da Escola de Música, pela cedência gratuita das instalações, permitindo que o financiamento governamental seja canalizado em exclusivo para os alunos.