Fórum da Educação assinala 800 anos da Língua Portuguesa

04 Jun

«A Língua e os autores portugueses na Escola: uma herança com 800 anos» é o tema da tertúlia que, no âmbito do Fórum da Educação 2014, vai decorrer amanhã, 5 de junho, pelas 21h30, na Biblioteca da Escola Secundária Henrique Medina.

Para debater o tema estarão à mesma mesa Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, Sérgio Guimarães de Sousa, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e a docente Catarina de Brito, da Escola Secundária Henrique Medina. A conversa será moderada por João Pedro Meira, estudante do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade de Lisboa e antigo aluno da Escola Secundária de Esposende.

Aberta à participação toda a comunidade, em particular alunos, pais e professores, a iniciativa pretende debater o “estado” da Língua e dos autores portugueses na Escola, qual o lugar que ocupam no percurso educativo dos alunos e suas famílias e quais as implicações das mais recentes reformas curriculares, entre outras dimensões que, de forma espontânea, surjam no ambiente de tertúlia.

Fernando Pinto do Amaral é escritor e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Publicou vários livros, divididos entre a poesia, a ficção narrativa, o ensaio, obras para a infância e de divulgação. Exerceu crítica literária e foi comissário da participação portuguesa nas feiras do livro de Frankfurt, Genebra, Barcelona, entre outras. Recebeu diversos prémios literários. É desde 2009 comissário do Plano Nacional de Leitura.

Sérgio Paulo Guimarães de Sousa é professor de Literatura Portuguesa na Universidade do Minho. Lecionou como professor convidado/visitante na Universidade de São Paulo, na Universidade Blaise-Pascal (Clermont-Ferrand) e na Brown University (E.U.A). Para além de artigos em revistas da especialidade, publicou diversas obras. Recebeu o Prémio Engenheiro António de Almeida (1996) e o Prémio Literário Júlio Brandão/97, na categoria de Ensaio.

Catarina de Brito é professora de Português na Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende. Possui especializações em Literatura do Século XX - Expressionismo/Neo-Realismo (U. Porto) e em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português (U. Minho). No âmbito da investigação, aprofundou estudos ao nível da Linguística (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário) e das Literacias e Leitura (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

O programa do Fórum da Educação reserva para esta noite, às 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a conferência “Educação: desafios futuros”, com a participação de David Justino, ex-Ministro da Educação e atual Presidente do Conselho Nacional de Educação.