Desfile de Carnaval «Fantasia Ambiente» do Município de Esposende sai à rua sexta-feira

02 Fev

É já na próxima sexta-feira, dia 5 de fevereiro, que terá lugar mais uma edição do Desfile de Carnaval «Fantasia Ambiente», iniciativa integrada no Programa de Educação para a Sustentabilidade desenvolvido pela empresa municipal Esposende Ambiente.

Ao contrário de edições anteriores, este ano o desfile partirá do Largo dos Bombeiros, seguindo depois pela Rua Santa Maria dos Anjos, Rua 1.º de Dezembro, até à Praça do Município e Largo Dr. Fonseca Lima, prosseguindo pela Rua Conde Castro em direção ao Largo Rodrigues Sampaio e terminando no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado.

Com início previsto para as 10h00, o cortejo contará com a participação de cerca de 600 figurantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares da ação educativa e utentes de 14 estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias, que proporcionarão um espetáculo bastante animado e colorido.

Este ano, o tema central do desfile é “Reutilizar é divertido” e pretende chamar a atenção da comunidade educativa e da população em geral para a importância da gestão adequada dos resíduos urbanos, nomeadamente ao nível da aplicação da política dos 3 R’s, enquanto instrumento que potencia uma utilização sustentável dos recursos naturais. Por outro lado, e numa perspetiva mais lúdica, pretende-se também sensibilizar os participantes e quem assiste ao desfile para a multiplicidade de aplicações e usos que o chamado “lixo” pode ainda ter, basta um pouco de imaginação, criatividade e alguma paciência.

Mas, para além da temática sugerida, as fantasias carnavalescas e acessórios elaborados pelos participantes poderão abordar também outros temas, associados aos vários projetos educativos em curso.