Esposende promove projeto pioneiro de alfabetização e literacias

IMG_20190404_175513

Câmara Municipal de Esposende associa-se a 36 instituições do concelho e assina protocolo para implementar um projeto inovador de combate ao analfabetismo e promoção das literacias. O projeto Percursos de cidadania  Alfabetização solidária e literacias para adultos pretende erradicar o analfabetismo e aumentar as literacias da população adulta. O projeto-piloto desenvolve-se durante o triénio 2019/2021, mas o presidente da Câmara Municipal de Esposende quer que dure enquanto houver uma pessoa de Esposende que não saiba ler ou escrever.
A cerimónia formal de assinatura do protocolo de colaboração aconteceu hoje, no auditório do Fórum Rodrigues Sampaio, e foi presidida pelo senhor Presidente da Câmara, Benjamim Pereira.
Este projeto está a ser implementado pela Câmara Municipal de Esposende, pelo Centro Qualifica Litoral Cávado, Escola Secundária Henrique Medina, Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira, Centro do Emprego local do IEFP, ACICE, Juntas de Freguesia, órgãos de Comunicação Social local, Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA), Instituições de Solidariedade Social e diversas Instituições da nossa comunidade.
O projeto-piloto Percursos de Cidadania, Alfabetização Solidária e Literacias pretende proporcionar uma resposta coletiva e ampla, ao problema do analfabetismo e das baixas literacias da população adulta do nosso concelho.
Este é um projeto muito importante para Esposende e pretende proporcionar as condições para que as pessoas ultrapassem barreiras, designadamente no que concerne ao exercício dos seus direitos básicos de cidadania, sustentou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, elencando os diversos investimentos que o Município faz na área da Educação.
Para António Leite, Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, lembrou que não saber ler ou escrever retira direitos de participação", alertando, ainda, que o mercado de trabalho já não contempla profissões sem exigências de literacia.
Armando Loureiro, do Centro Qualifica Litoral Cávado sublinhou que Esposende é um exemplo no trabalho em rede e este projeto, envolvendo um vasto leque de atores locais, permitirá chegar a todas as pessoas, de todas as freguesias.
O Centro Qualifica Litoral Cávado desempenhará um papel central de orientação e encaminhamento dos adultos para os percursos ajustados, tendo este projeto como destinatários todos os Esposendenses, maiores de 18 anos, sem competências de escrita e de leitura, ou que demonstrem debilidades e dificuldades de Literacia.
As atividades serão desenvolvidas em todo o concelho e nas diversas instalações disponibilizadas pelos vários parceiros promotores integrantes do Conselho de Instituições Promotoras do projeto (CIP). A APEFA disponibiliza um corpo especializado e de alargada experiência no campo de educação de adultos para monitorização e acompanhamento técnico e pedagógico.
A especificidade deste projeto-piloto, pioneiro e único no país, comporta desafios importantes que serão objeto de atenta avaliação a desenvolver pela equipa do Instituto de Investigação de Educação de Adultos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Todos são bem-vindos na implementação deste projeto e a organização disponibiliza um formulário destinado a voluntários que pretendam colaborar como formadores neste processo emancipatório.
Para mais informações ou esclarecimento de qualquer dúvida, devem contactar o Centro Qualifica Litoral Cávado, Câmara Municipal de Esposende ou as entidades copromotoras do projeto.
A cerimónia compreendeu um momento cultural, com Diogo Zão ao piano e leitura de textos por Luísa Leite.
Com a realização destas iniciativas o Município pretende contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), designadamente no que concerne à Vida Saudável (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Igualdade de Género (ODS 5).