04 Jul
No passado domingo, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende apresentou-se na Igreja da Lapa, no Porto, na principal celebração eucarística daquela comunidade.
Sob direção de Helena Venda Lima, diretora coral do CPCE, as crianças cantaram para uma assembleia de cerca de um milhar de fiéis, acompanhadas pelo grande órgão de tubos da igreja, o maior da península ibérica.
A igreja da Lapa é considerada por muitos, ao nível da música sacra, o maior e mais dinâmico centro cultural do país, dada a qualidade dos seus agrupamentos residentes, dos quais se destacam a Orquestra Sine Nomine e o Coro Polifónico da Lapa, e dos concertos que, com muita regularidade ali acontecem, protagonizados pelas maiores referências nacionais e internacionais ao nível da música sacra e do órgão, em particular.
No final da celebração, presidida pelo reitor da igreja, compositor e Presidente do Serviço Nacional de Música Sacra, Cónego Ferreira dos Santos, foi proporcionada às crianças do CPCE e familiares, pelo Mestre Capela da igreja, o organista Filipe Veríssimo, uma visita guiada ao órgão de tubos, composto por 4307 tubos, cujo maior mede mais de 10 metros, 4 teclados, pedaleira e um carrilhão de 42 sinos. Refira-se que o órgão é da autoria do alemão Georg Jann, que concebeu mais de 200 órgãos por todo o mundo, alguns dos quais muito emblemáticos e famosos, como o da Catedral de Munique. As crianças tiveram ainda oportunidade de manusear o órgão de tubos e de brindar os familiares com uma improvisada seleção de excertos musicais.
Com uma agenda preenchida até final do mês, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende realiza, já no próximo dia 12 de julho, um concerto, às 21h30, na Praça do Município, integrado na Temporada MusiCórdia e no 435.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Por seu turno, nos dias 19 e 20 de julho, vai participar no Festival Blá lá lá – Festival da Voz e das Vozes, que decorrerá no Porto e em V. N. Gaia. A fechar a temporada 2013/2014, está prevista, para finais de julho, a gravação do segundo disco do CPCE, integralmente dedicado à temática do Natal, com obras de compositores portugueses.
Constituído por mais de setenta crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende resulta de uma parceria da Câmara Municipal e da Escola de Música de Esposende. Encontra-se em atividade desde 2009, sendo que do seu currículo constam atuações em vários palcos de relevância nacional. Em fevereiro deste ano lançou o seu primeiro disco, intitulado “Mudam-se os Tempos”, com obras encomendadas a três compositores portugueses contemporâneos, refletindo o patamar de excelência atingido por esta formação.