Governantes visitam projetos e obras de Esposende

secretarioestadopescas (1)

Enquanto o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, a convite da Universidade do Minho, participava na visita do Primeiro Ministro ao distrito de Braga, Tiago Brandão Rodrigues e José Apolinário, respetivamente ministro da Educação e secretário de Estado das Pescas, deslocaram-se a Esposende, para observar projetos e obras em curso, no âmbito da avaliação aos três primeiros anos do XXI Governo.
O Ministro da Educação visitou o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, observando o trabalho ali desenvolvido, no âmbito da Educação Inclusiva e que se reflete também na oferta de Desporto Escolar Inclusivo. Tiago Brandão Rodrigues visitou “uma escola onde o projeto pedagógico inclui o ensino articulado”, experimentando a sensação da prática do boccia e intervindo em sala de aula, denotando os conhecimentos de Matemática e Música. “Tenho que conhecer os programas de todas as disciplinas, de todos os anos”, confidenciou aos alunos.
Na ocasião, a vereadora com o pelouro da Educação, Angélica Cruz, aproveitou o ensejo para transmitir ao governante as expetativas do Município de Esposende, relativamente aos projetos que tem em curso.
Tiago Brandão Rodrigues destacou, ainda, a importância do protocolo firmado entre o poder central e o Município de Esposende, relativamente à requalificação da Escola Secundária Henrique Medina, garantindo a prontidão da intervenção.

Por seu turno, O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, reuniu, esta tarde, com a Associação dos Profissionais de Pesca do Concelho de Esposende (APPCE), num encontro em que participou também o Vereador das Atividades Económicas da Câmara Municipal de Esposende, Sérgio Mano.
Numa jornada dedicada ao contacto com os cidadãos, o governante procurou inteirar-se dos problemas que afetam a comunidade piscatória de Esposende e que se prendem, fundamentalmente, com o estado da barra e, consequentemente, com as condições de navegabilidade do rio Cávado.
Antes da reunião com os pescadores, José Apolinário, acompanhado do Vereador Sérgio Mano, visitou a Foz do Rio Cávado, onde pôde constatar o estado de erosão da restinga e de assoreamento do rio. os homens do mar expressaram as suas preocupações, alertando para a premência de uma intervenção na barra, por forma a garantir as necessárias condições de segurança e de navegabilidade.
Ressalvando que a dragagem prevista não constituía a solução definitiva do problema, o Vereador Sérgio Mano adiantou que, face à inviabilização desta intervenção, será desenvolvido um projeto no sentido de se encontrar uma solução eficaz e definitiva. Sérgio Mano reafirmou o empenho do Município neste processo, sublinhando que está em causa a subsistência da comunidade piscatória, bem como toda a economia ligada ao rio e ao mar.
Na mesma linha, o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, manifestou, também, disponibilidade para ajudar a encontrar uma solução, tendo-se comprometido a agendar, para os próximos dias, uma reunião entre os Ministérios do Mar e do Ambiente, o Município de Esposende e a Associação de Pescadores, onde se pretende avaliar os estudos e projetos existentes.
Nesta jornada, o governante teve, ainda oportunidade de fazer uma breve visita ao Centro de Mergulho e Ecologia Marinha da Associação Forum Esposendense.