Município de Esposende implementa Projeto de Combate ao Insucesso Escolar

20 Abr

combate ao insucesso escolar 3

O Município de Esposende vai implementar, a partir do próximo mês de maio, o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar que se prolongará até abril de 2021 e incidirá sobre os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem. Inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), e aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020, no Eixo Prioritário 8 - Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, Prioridade de Investimento 10.1, este projeto envolve o investimento global de 871 mil euros e é financiado em 85%.

O Município de Esposende promoveu, dia 19 de abril, uma reunião, durante a qual, o consultor científico do PIICIE, António Batista, e Carlos Lima da CIM Cávado esclareceram todos os envolvidos no processo sobre as ações previstas, no âmbito de implementação do projeto, revelando indicadores e apontando os instrumentos de sinalização, monitorização e de avaliação. A reunião contou com a presença dos representantes das Direções dos estabelecimentos de ensino implicados, dos coordenadores dos Diretores de Turma e Departamentos Curriculares e dos profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação.
“Temos objetivos concretos. Por isso, sublinho a responsabilidade com que todos devemos abraçar este projeto, para que sejam atingidas as metas de sucesso estabelecidas. Trata-se, assim, de um desafio que vai apelar muito à nossa capacidade empreendedora”, referiu aos presentes a vereadora com o pelouro da Educação, Angélica Cruz.
Já António Batista relevou “a dimensão institucional do projeto”, assente no “compromisso de apresentação de resultados e avaliação do impacto”.
O projeto visa a melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares, o combate ao insucesso escolar, a intervenção com as famílias e a articulação da ação das escolas com os diferentes parceiros locais, contribuindo para a redução das saídas precoces do sistema educativo, combatendo, localmente, o insucesso escolar, promovendo uma relação positiva com a escola e o reforço de aprendizagens de conhecimentos, competências e capacidades estruturantes para o sucesso educativo.
O planeamento do Projeto contou com a participação ativa dos Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e Escola Secundária com 3º Ciclo Henrique Medina, cujo envolvimento terá continuidade ao longo do processo de execução, monitorização, avaliação e acompanhamento das ações que o corporizam. Os destinatários são os alunos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em situação ou em risco de abandono e insucesso escolar.
O Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar está estruturado em 3 subprojetos: “Núcleo de Intervenção com os Alunos e as Famílias”, “Clubes de Motivação e Ativação de Competências” e “Educação pela Arte”. Interdependentes entre si, estes subprojetos desenvolvem-se ao longo de 36 meses, concretizando-se com a criação de uma equipa multidisciplinar constituída por profissionais das áreas de psicologia e terapia da fala, e por equipas de profissionais para o funcionamento de oficinas e clubes, em diversas áreas de especialização e atuação, nomeadamente nas áreas de biologia, informática, matemática, teatro, música, dança, xadrez, karaté, com a supervisão científica de uma consultora na área da educação, Sandra Macedo.
O Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar assenta, portanto, numa abordagem integrada, num trabalho de convergência com as diferentes comunidades educativas do Município, em articulação com as escolas e outras entidades locais que podem contribuir para o desenvolvimento do mesmo, na promoção de uma estratégia educativa coerente e integrada com linhas e medidas de intervenção voltadas para a melhoria do sucesso educativo, numa lógica remediativa e compensatória.