Semana da Leitura da Rede de Bibliotecas do concelho de Esposende

02 Mar

Apresentando o tema “Ler! A qualquer hora! Em qualquer lugar!” decorre, entre 5 e 9 de março, a Semana da Leitura, atividade promovida pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende, na qual se integra a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, tendo como parceiros a Escola Secundária com 3º Ciclo Henrique Medina e os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos concelhios.

Ao longo desta semana, as escolas e a comunidade educativa do concelho celebram a leitura, através de várias atividades, como teatros, saraus, encontro com escritores, espetáculos, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura.

A Semana da Leitura visa mobilizar toda a comunidade educativa, através da promoção de atividades que pretendem festejar a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo.

De entre as iniciativas agendadas nas diferentes escolas, destacam-se palestras sobre Literatura de Viagens, orientada por José Luís dos Santos; palestra sobre Direitos Humanos, encontro com o escritor Viale Moutinho; palestra “Ler ou não ler, eis a questão”, orientada por Maria do Sameiro Araújo e a apresentação do livro “Guerra Fria”, de Diogo Figueiredo, por Penteado Neiva.

No âmbito desta Semana da Leitura, ocorre, ainda, no dia 5 de março, às 14h30, o Concurso Nacional de Leitura-Fase regional/ 2º momento, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.