Município garante continuidade dos projetos de Educação Musical e de Expressão Físico-Motora

07 Out

A Câmara Municipal de Esposende vai dar continuidade, no presente ano letivo, aos projetos de Educação Musical e de Expressão Físico–Motora dirigidos às crianças que frequentam os estabelecimentos de Educação Pré–Escolar da rede pública do concelho, abrangendo cerca de meio milhar de crianças, com idades entre os 3 e os 5 anos.

Neste sentido, renovou o protocolo de delegação de competências com a Zendensino — Cooperativa de Ensino, que garante os recursos humanos qualificados para o desenvolvimento destas atividades, em coadjuvância pedagógica com os Educadores de Infância que asseguram o seu acompanhamento e colaboram na coordenação pedagógica, em articulação com o Município e com a Zendensino. De acordo com o protocolo, os encargos dos honorários dos professores são suportados pela Câmara Municipal.

Com a dinamização do Projeto de Educação Musical, o Município tem intenção de expandir o património sensorial, intelectual e cultural das crianças do concelho, colocando–as em contacto vivo com a música, através de práticas e aprendizagens significativas em torno da audição musical ativa, da experimentação, de práticas instrumentais coletivas e da criação/invenção musical.

O Projeto de Expressão Físico–Motora tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras das crianças, contribuindo para a sensibilização da importância da prática desportiva para uma vida saudável.

A Educação Musical tem vindo a ser proporcionada às crianças da Educação Pré–Escolar da rede pública do concelho desde o ano letivo 2006/2007, ao passo que a Expressão Físico–Motora foi implementada no ano letivo 2014/2015, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças.

Ambos os projetos visam proporcionar a diversificação das atividades no âmbito da educação musical e da prática físico–motora na Educação Pré–Escolar, promover o trabalho cooperativo entre docentes, contribuindo para o sucesso educativo, ponto fulcral da ação pedagógica.

Anualmente é realizada a avaliação dos projetos, através da auscultação dos diversos intervenientes, pais e encarregados de educação, Educadores de Infância e os docentes afetos aos projetos. No ano letivo 2015/2016, registou–se uma avaliação muito positiva ao nível da sua importância para o desenvolvimento educativo das crianças, com média ponderada de satisfação de 95,6% para o Projeto de Educação Musical e de 94,2% para o Projeto de Expressão Físico–Motora. O nível de motivação das crianças é muito elevado, sendo de 99,8% para o Projeto de Educação Musical e de 92,5% para o Projeto de Expressão Físico–Motora.

Assim, com base nos resultados desta avaliação e em articulação com as diversas entidades envolvidas, o Município dará continuidade a estes projetos, contribuindo para uma educação de qualidade para todos, fomentando a igualdade de oportunidades.