Câmara de Esposende avança com Plano Estratégico Educativo Municipal

17 Fev

Tendo em vista a definição de uma estratégia global de política educativa para o concelho, o Município de Esposende vai avançar com a construção do Plano Estratégico Educativo Municipal.

Dado que será necessário um acompanhamento científico ao projeto por profissionais credenciados na área, com ampla experiência na conceção de objetos desta natureza, detentores de conhecimento altamente especializado e atualizado sobre as matérias em apreço, o Município entendeu encomendar a assessoria científica à Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, sendo de sete meses o prazo de execução previsto, de acordo com deliberação aprovada, por maioria, pelo executivo municipal.

Assumindo o Município um importante papel de articulação entre os diversos parceiros educativos, sociais e culturais, desde logo, pela presidência do Conselho Municipal de Educação, torna–se necessária a definição de um plano estratégico, que deverá cumprir um conjunto de objetivos.

Este deverá promover a participação e implicação da comunidade em torno de um projeto que possa melhorar a capacitação dos munícipes e a qualidade das aprendizagens formais e informais, melhorar a qualidade da educação e da formação no Município, elevar as oportunidades de sucesso escolar e combater o abandono escolar precoce, bem como criar sinergias em torno de projetos educativos territorialmente inseridos e que possam promover e consolidar redes de parcerias a nível municipal e intermunicipal. O Plano Estratégico Educativo Municipal deverá igualmente preconizar maior poder para os educadores e professores através da construção de novos horizontes de possibilidade de realização da ação educativa, capacitar instituições e atores educativos no sentido de promoverem o Sucesso Escolar e prevenir o Abandono Escolar Precoce, para além de reforçar as dinâmicas de inserção territorial das ações educativas.

Trata–se de um importante passo da Câmara Municipal no plano da política educativa e uma medida que reflete a sua capacidade de resposta aos desafios do desenvolvimento. Com efeito, ao longo das últimas décadas, o papel dos Municípios tem sobressaído no que concerne ao desenvolvimento local, assumindo, progressivamente, cada vez mais competências, nomeadamente no domínio da Educação.