Presidente da Câmara Municipal de Esposende visita Escola Sementes de Liberdade

07 Mar

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado da Vereadora da Educação e Cultura, Jaqueline Areias, visitou, na manhã de hoje, a Escola Sementes de Liberdade.

A funcionar no edifício da antiga EB1 de Eira d’Ana, em Palmeira de Faro, por via de um protocolo de cedência de instalações estabelecido com a Câmara Municipal, a escola é uma das valências da Associação Sementes de Liberdade. É reconhecida pelo Ministério da Educação e Ciência e leciona do 1.º ao 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo frequentada por cerca de duas dezenas de alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade.

Através desta visita, Benjamim Pereira teve oportunidade de conhecer melhor este projeto educativo, de caráter privado, a funcionar no concelho, bem como inteirar-se das eventuais carências da escola, atendendo a que o edifício é municipal.

Na receção, os alunos entoaram o Hino da Escola Sementes de Liberdade e manifestaram o seu agrado pela visita do Presidente da Câmara Municipal e da Vereadora da Educação, presenteando-os, ainda, com a “Dança do Nascer”, uma coreografia que, segundo explicaram, traduz “a liberdade de cada um”.

Acompanhado do diretor pedagógico da escola, Hugo Dias, e do restante corpo docente, um grupo de alunos assumiu-se cicerone na visita às instalações, apresentando cada um dos espaços e dando conta do trabalho que é desenvolvido nas mais variadas áreas.

Benjamim Pereira expressou o seu agrado pela visita e pelo projeto Escola Sementes de Liberdade, considerando que a jornada foi “muito produtiva”. Agradeceu o excelente acolhimento e prometeu repetir a visita, deixando, ainda, a garantia de que o Município vai avaliar as questões sinalizadas, com vista à sua resolução, procurando, deste modo, proporcionar melhores condições de trabalho aos alunos e corpo docente. O Autarca refere que “a Educação merece-nos toda a atenção e isso reflete-se na nossa gestão, seja através da implementação de medidas de apoio à comunidade educativa, seja na dotação de melhores meios e condições às escolas”, acrescentando que “é, neste contexto, que se insere esta visita à Escola Sementes de Liberdade”.

Os responsáveis da escola agradeceram a visita e a disponibilidade manifestada pelo Presidente da Câmara Municipal e pela Vereadora.