Município de Esposende fomenta ensino da música e prática de expressão físico-motora no Pré-Escolar

12 Out

A Câmara Municipal de Esposende vai garantir, no presente ano letivo, o acesso aos projetos de Educação Musical e de Expressão Físico-Motora às crianças que frequentam os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar da rede pública do concelho. Neste sentido, vai celebrar um protocolo de delegação de competências com a Zendensino – Cooperativa de Ensino, de acordo com deliberação aprovada, por unanimidade, pelo executivo municipal.

O protocolo estabelece que a Zendensino ficará responsável pela disponibilização de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento destas atividades, em coadjuvância pedagógica com os Educadores de Infância que asseguram o seu acompanhamento e a coordenação pedagógica, cabendo ao Município suportar os encargos dos honorários dos professores. No global, ambos os projetos deverão abranger mais de meio milhar de crianças, com idades entre os 3 e os 5 anos.

Com a dinamização do Projeto de Educação Musical o Município tem intenção de expandir o património sensorial, intelectual e cultural das crianças do concelho de Esposende, colocando-os em contato vivo com a música, através de práticas e aprendizagens significativas em torno da audição musical ativa, da experimentação, de práticas instrumentais coletivas e da criação/invenção musical.

O Projeto de Expressão Físico-Motora tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras nestas crianças, contribuindo para a sensibilização da importância da prática desportiva para uma vida saudável.

Ambos os Projetos têm como objetivo proporcionar a diversificação das atividades no âmbito da educação musical e da prática físico-motora na Educação Pré-Escolar, promover o trabalho cooperativo entre docentes, contribuindo para o sucesso educativo, ponto fulcral da ação pedagógica.

A Educação Musical tem vindo a ser proporcionada às crianças da Educação Pré-Escolar da rede pública do concelho desde o ano letivo 2006/2007, ao passo que a Expressão Físico-Motora foi implementada no último ano letivo, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças.

Ao promover o ensino da música e o desenvolvimento da modalidade de expressão físico-motora em todos os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar da rede pública, o Município está a contribuir para uma educação de qualidade para todos, fomentando a igualdade de oportunidades.