Sarau Cultural sobre os 800 anos da Língua Portuguesa encerrou Semana da Leitura

25 Mar

Lotando por completo o Auditório Municipal de Esposende, o Sarau Cultural «…Todos os sonhos do mundo!», alusivo aos 800 anos da língua portuguesa, encerrou, de forma brilhante, no passado dia 21 de março, a Semana da Leitura da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende.

O sarau proporcionou uma viagem pela história da língua e da literatura portuguesa, com textos de D. Dinis, João Roiz de Castelo Branco, Luís de Camões, Almeida Garrett, Fernando Pessoa, passando por Olavo Bilac, Alice Vieira, António Lopes Ribeiro, José Carlos Ary dos Santos, Matilde Rosa Araujo, Tony Tcheka, entre outros.

Alunos de vários graus de ensino e professores das escolas do concelho, bem como pais e encarregados de educação, subiram ao palco para a declamação de textos e apresentações de dança, canto e música.

Realçando o valor da língua portuguesa como património comum e identitário de Portugal e de outros países que a adotaram, foram revisitados vários textos, entre os quais os de tradição poética como “A Nau Catrineta”, culminando com o tema musical “Uma Só Cor” e a contextualização atual da Língua Portuguesa no Mundo.

O Sarau Cultural encerrou a Semana da Leitura, no âmbito da qual foram desenvolvidas muitas e relevantes ações de promoção da leitura, como horas do conto, encontros com escritores, feiras do livro e dramatizações, entre outras.

A Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal agradeceu o envolvimento de todos os agentes educativos nas atividades da Semana da Leitura, considerando o trabalho desenvolvido da maior importância. Referindo-se ao Sarau Cultural, Jaqueline Areias felicitou todos os participantes pela qualidade dos trabalhos apresentados.