Biblioteca Municipal de Esposende orienta para seleção de livros infantojuvenis

28 Jan 2016
A Câmara Municipal de Esposende vai promover, no próximo dia 13 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, uma ação de formação intitulada «Seleção do livro infantojuvenil», orientada pela escritora e jornalista Carla Maia de Almeida.

Esta iniciativa destina-se a estudantes de literatura, edição e educação, professores, bibliotecários e educadores, pais e outros mediadores da leitura junto das crianças, ilustradores e livreiros, bem como a todos os que gostam de ler livros para crianças e/ou adolescentes.

Partindo da premissa de que um bom livro para os mais novos também o é para os adultos, pretende-se explorar o universo do livro infantojuvenil como objeto total, privilegiando a componente literária, mas abordando outras vertentes como a ilustração, a mediação, a edição ou a tradução. Centrando-se sobre o livro, a formação terá como base dezenas de títulos editados em Portugal e não só, com destaque para o álbum ou picture book.

A formação terá a duração de seis horas, decorrendo das 10h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h00, no Auditório da Biblioteca Municipal. A participação é gratuita mas limitada, pelo que carece de inscrição prévia, que deverá ser efetuada até ao dia 11 de fevereiro, por telefone 253 960 181 ou por e-mail biblioteca.municipal@cm-esposende.pt.

Carla Maia de Almeida escreve, desde 2008, na revista LER sobre livros infantojuvenis, área em que também faz traduções e formação. Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social, tem uma Pós-Graduação em Livro Infantil. Integrou a equipa do Plano Nacional de Leitura, entre 2013 e 2015. Publicou oito livros, seis dos quais recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, e escreve sobre livros infantojuvenis, e não só, no blogue ojardimassombrado.blogspot.pt.