Bibliotecas chegam a quatro praias de Esposende

19 Jul 2019

Com o objetivo de promover o livro e a leitura, durante os meses de verão, e aproximar a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura da comunidade, abrem este sábado ao público quatro bibliotecas de praia, disponibilizando livros e jornais até ao dia 1 de setembro.
Assim acontece há 23 anos. Aquele que era, à data (1996) um projeto ousado, replica-se agora por todo o país. Parte do acervo da Biblioteca Municipal é disponibilizado aos veraneantes que frequentam as quatro praias do concelho.
As bibliotecas estão disponíveis nas praias de Cepães (Marinhas), Suave Mar (Esposende), Ofir (Fão) e Apúlia, funcionando diariamente, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Nestes espaços são disponibilizados livros de diversos géneros, jornais, revistas de informação, cultura, viagens, saúde e desporto, para leitura na esplanada ou requisição domiciliária. Os veraneantes têm igualmente à disposição diversas publicações do Município, podendo ainda consultar informação turística sobre o concelho de Esposende.
Com uma frequência média anual de 18 mil utilizadores, o projeto das Bibliotecas de Praia é totalmente suportado pelo Município de Esposende e conta, ao nível dos recursos humanos, com a colaboração dos bolseiros no âmbito do serviço cívico/comunitário que prestam ao abrigo da atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.
Aos muitos veraneantes que procuram estas paragens, Esposende proporciona quatro praias distinguidas com o galardão de Bandeira Azul, sendo ainda reconhecidas as praias da Ramalha, de Apúlia, de Ofir-Fão, de Cepães e de Rio de Moinhos, pela DECO PROTESTE, como detentoras da “Qualidade Ouro”, devido aos acessos, vigilância, equipamentos, estacionamento e qualidade da água.
Apúlia e da Ramalha foram distinguidas pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável como praias “Zero poluição”, devido ao facto de, ao longo das três últimas épocas balneares, terem obtido classificação “EXCELENTE” e apresentarem valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas.
Estão, assim, reunidas as condições para disfrutar da melhor leitura nas melhores praias.