Biblioteca Municipal de Esposende distinguiu leitores em festa de Natal

20 Dez 2017

Encerrando as comemorações do 10.º aniversário do “Natal dos Leitores”, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, concluiu o programa de atividades de 2017 com uma festa-convívio, durante a qual foram distinguidos os “melhores leitores”.

A Biblioteca Municipal de Esposende premiou com certificados e livros um total de 37 leitores, correspondendo àqueles que requisitaram, ao longo do ano, mais de 30 documentos. Maria Jacinta Rodrigues de Abreu alcançou o 1.º lugar com 104 documentos requisitados, seguida de Pedro Areias Carvalho (de 7 anos de idade), com 92, e de Sílvia Oliveira, com 87 documentos requisitados.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, felicitou os leitores premiados e agradeceu a presença de tantos amigos da Biblioteca Municipal. Salientou a importância da leitura, quando desenvolvida desde tenra idade, saudando a heterogeneidade do público presente, nomeadamente geracional e profissional e congratulou-se pelo empenho e dedicação de toda a equipa da Biblioteca Municipal.
Vários leitores fizeram questão de partilhar sentimentos da sua relação com a Biblioteca Municipal. A sessão foi abrilhantada com a leitura de um conto de Natal, de Manuel de Boaventura, pelo historiador local, Albino Penteado Neiva.
As comemorações do 10º aniversário do “Natal dos Leitores” ficaram marcadas, ainda, pela edição de uma pequena brochura com poemas de Natal publicados na imprensa periódica esposendense. Trata-se de uma pequena viagem no tempo, que começa com o poema «Natal» de 1895, extraído do jornal «O Povo Esposendense», e avança até 1976, com «Luz de Natal», publicado no «Boletim Paroquial de Esposende».

A iniciativa juntou muitos leitores e amigos da Biblioteca, em momentos de partilha sobre livros e leituras, onde não faltaram algumas iguarias alusivas à época natalícia, servidas pelos alunos da Escola Profissional de Esposende.