Biblioteca Municipal de Esposende apresenta propostas para dezembro

03 Dez 2015
A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, vai acolher no próximo sábado, dia 5 de dezembro, às 16h00, a sessão de apresentação do livro «A luz dos animais e das coisas», de Bernardete Costa.

Trata-se do mais recente livro da autora, natural de Barcelos e residente em Esposende. Professora do ensino básico, Bernardete Costa editou o seu primeiro livro de poemas “A Guardadora de Ausências”, em 2000, ao qual se seguiu, em 2001, “Lugares do Tempo”. Em 2002 lançou a “Insubmissão dos Afectos” e, em 2004, “Cerejas aos Molhos”, dedicado à infância, tal como o livro de contos “O Doce Canto da Sereia e Outras Histórias”, publicado em 2009. Em 2011, regressa à poesia com “A Transpiração” e, em 2012, lança o livro de poesia para a infância “A Casa Sol e o Telhado Poema”, sucedendo-se, em 2013, “Cânticos de Sedução”. Para além destas obras, a autora tem artigos dispersos em antologias várias e publica textos inéditos no seu blog: http://bernardetecosta.blogs.sapo.pt.

A apresentação do livro estará a cargo de Ivone Magalhães, Conservadora do Museu Municipal de Esposende, sendo que, no final, a escritora estará disponível para autógrafos.

À semelhança de anos anteriores, a Biblioteca Municipal vai levar a efeito o “Natal dos Leitores”, onde, num ambiente informal e natalício, serão distinguidos os melhores leitores de 2015. Agendado para o dia 16 de dezembro, pelas 17h00, o convívio integrará momentos de música, poesia e tertúlia, sendo acompanhado de bolo-rei e outras iguarias.

Sob a temática do Natal, no dia 20, às 15h30, a Biblioteca Municipal acolherá a iniciativa “Onde as histórias se encontram”. Orientada por Elsa Serra, esta sessão propõe uma viagem entre histórias tradicionais e a leitura de contos, alusivos à temática natalícia, destinando-se a famílias com crianças pequenas, mas também a adultos com gosto por sonhar. A participação nesta sessão é gratuita.

Outra sugestão para este mês é a Hora do Conto Especial Natal, baseada no livro “Feliz Natal, Lobo Mau”, de Clara Cunha, direcionada para as crianças da Creche e da Educação Pré-Escolar. Para os mais novos, concretamente para as crianças dos 6 aos 10 anos de idade, a Biblioteca Municipal propõe uma Oficina de Origami subordinada às decorações de Natal. Ambas as atividades carecem de marcação prévia.