1 800 idosos do concelho de Esposende festejaram Santos Populares

07 Junho 2019

marchas

Cerca de 1 800 idosos do concelho festejaram hoje os Santos Populares, na festa anual promovida pelo Município de Esposende, no âmbito do Ativo+, Programa de Envelhecimento ativo da Rede Social de Esposende e que envolve a colaboração e participação de 27 entidades concelhias.

A par da Festa do Idoso em Fátima, a Festa dos Santos Populares é dos eventos direcionados para a comunidade sénior que mobiliza maior número de participantes e de todas as freguesias do concelho. Música, animação, e, na ementa, a apreciada sardinha, são os ingredientes desta festa, onde não poderiam faltar as marchas populares protagonizadas pelos idosos. Trajados a rigor, com todo o brio, empenho e profissionalismo, dão corpo a esta tradição popular, recebendo efusivos aplausos dos demais participantes, em reconhecimento da sua prestação.

No período da manhã, a iniciar o desfile, apresentou-se a Marcha “Papoila”, uma marcha intergeracional composta por elementos das freguesias de Palmeira de Faro, Vila Chã e Gemeses, e utentes do Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro e da Esposende Solidário – Centro Comunitário de Vila Chã. Seguiu-se a marcha intergeracional “Marcha de Belinho e Mar”, da União de Freguesias de Belinho e Mar com os utentes do Centro Social da Juventude de Belinho, e a Marcha “Vamos p’ra praia, rir e folgar” das freguesias de Esposende e Marinhas e utentes do Centro Social da Juventude Unida das Marinhas, da Santa Casa da Misericórdia de Esposende e da APPACM – Esposende. Após o almoço foi a vez da “Marcha dos Cinco” representada pelas Freguesias de Gandra, União das Freguesias de Apúlia e Fão, União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto e Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia (ASCRA) e Centro Social Paroquial de Fonte Boa, e da Marcha de “Santa Marinha, São Paio e São Cláudio” das Freguesias de Forjães, Antas e Curvos, com a Associação Social, Cultural e Recreativa de Forjães (ACARF), Fundação Lar Santo António – Forjães, Grupo de Solidariedade Social de Antas (GRASSA) e Centro Social da Paróquia de Curvos.

Dirigindo-se às largas centenas de participantes, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, referiu que este evento é fruto do trabalho em rede que tem vindo a ser desenvolvido no plano social, com evidentes vantagens para todos os parceiros, desde logo a rentabilização de recursos. Expressou, a propósito, uma palavra de agradecimento e de reconhecimento a todos quanto colaboram na sua realização, nomeadamente às Instituições Particulares de Solidariedade Social, particularmente aos seus dirigentes e técnicos, bem como às Juntas de Freguesia. Do mesmo modo, agradeceu aos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e à Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, que garantem o apoio à emergência.

Benjamim Pereira sustentou a aposta neste evento numa ótica de promoção do convívio intergeracional, partilha de experiências e de intercâmbio de saberes. Destacou a mais-valia deste evento na promoção de uma cidadania ativa e o seu contributo para atenuar o isolamento e a solidão social de alguns.

Referindo-se ao vasto conjunto de atividades que a Rede Social de Esposende desenvolve para a comunidade sénior do concelho, o autarca deixou claro que o Município reconhece e valoriza o papel desta franja da população, a qual “merece o máximo respeito”.

Enquadrado na política social do Município para a terceira idade e desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende, o Ativo+ visa o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, no que se refere a Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).