Esposende coorganiza II Fórum Nacional para a Diversidade

14 Novembro 2018

Enquanto entidades signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade, a Câmara Municipal de Esposende e a Esposende Ambiente coorganizam o II Fórum Nacional para a Diversidade, que decorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, na Póvoa de Lanhoso, sob o tema “Comunicar para Mobilizar”.

Esta iniciativa da Carta Portuguesa para a Diversidade possibilitará a partilha de boas práticas das 225 organizações signatárias em Portugal, bem como a experiência das cartas europeias congéneres, representadas pelos representantes da Estónia, Luxemburgo e Polónia.

A sessão de abertura contará com intervenções do Presidente da Câmara de Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, do Presidente da Esposende Ambiente, Paulo Marques, e do Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, Aires Pereira.

O primeiro dia do Fórum ficará marcado pela assinatura da Carta por parte de novas entidades e contará com a presença de Liliane Rocha, da Gestão Kairos, uma empresa brasileira dedicada aos temas da Diversidade e Inclusão. O dia 22 prevê um painel dedicado a empresas, oriundas de Portugal, Polónia e Estónia, um painel dedicado ao setor público com participação do CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade), ACM (Alto Comissariado para as Migrações), Câmaras de Comércio e Municipais dos países envolvidos, e, ainda, um painel dedicado ao papel do terceiro setor, com participação de instituições de Portugal, Estónia e Luxemburgo.

A Carta para a Diversidade, iniciativa da União Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. A Carta descreve medidas concretas que podem ser tomadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.

A Carta Portuguesa para a Diversidade surge em linha com os esforços encetados pela Comissão Europeia e com as prioridades da Estratégia Europa 2020, contando atualmente com 225 organizações signatárias. A Comissão Executiva tem sido assumida pelo Alto Comissariado para as Migrações, pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e pela Fundação Aga Khan.