Projeto AMAReMAR inaugura mural ilustrado em Esposende

25 Julho 2018

_DSC0621

No âmbito do Projeto AMAReMAR – Arte e Comunidade, promovido pelo Município de Esposende, foi hoje inaugurado um mural ilustrado, que passou a dar cor às paredes do Cantinho dos Pescadores, junto à lota de Esposende. A iniciativa contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, que assinalou o envolvimento da comunidade em torno deste tão importante projeto.

Após um primeiro mural, inaugurado em 2017 e pintado numa das paredes junto ao Bairro da Central, também na cidade de Esposende, o projeto AMAReMAR lançou o repto à comunidade para a conceção de uma ilustração sob o mote “Esposende é mar e terra”. Mar é sal, maré, viagem, sargaço, vento e alimento. Terra é firme, construção, pó, vida, matéria e tradição. Elementos retratados nesta ilustração, que reflete as vivências das gentes de Esposende, conforme referiu a Vice-Presidente da Câmara Municipal, que participou no ato inaugural. Alexandra Roeger realçou a importância do envolvimento da comunidade no projeto AMAReMAR e deixou o convite à adesão de eventuais interessados.

Sob a coordenação da ilustradora Joana de Rosa, participaram no projeto cerca de 75 pessoas. Numa fase inicial, em contexto de Oficina, após um processo de partilha de ideias, foram concebidos pelos participantes inúmeros desenhos alusivos à temática, e, posteriormente, foi selecionada a base para a conceção do mural.

O projeto AMAReMAR, iniciado em 2016, visa promover a inclusão e desenvolvimento social através de práticas artísticas, tendo como premissa a importância da educação e da cultura na formação integral do indivíduo e do coletivo, como verdadeiros instrumentos de coesão social.

Aberto a todas as idades, e de acesso gratuito, o projeto integra Oficinas de Teatro, Música (Percussão, Hip Hop e Produção Musical), Ilustração e Costura Criativa. Através do trabalho das diversas disciplinas artísticas, os públicos cruzam-se e contribuem para um projeto artístico comum, identitário, potenciando-se os fatores transformador e democratizador das artes. O projeto coloca em reflexão contínua a cultura local, a história das gentes, a transformação social.

“Amar” e “Mar” remete para duas temáticas centrais e indissociáveis neste projeto: a ligação da comunidade ao mar, às vidas do mar, e respetivas vivências, histórias, afetos e sentimentos.

O projeto AMAReMAR procura potenciar o envolvimento da comunidade na exploração e (re)descoberta da cultura local, envolvendo-a em todas as fases do projeto, seja pelo seu papel crucial ao nível da recolha da sua história, vivências e costumes, quer como participantes nas várias oficinas artísticas e, inevitavelmente, enquanto espectadores. Pretende-se, assim, promover atitudes participativas na vida cultural e social da comunidade, uma maior consciência dos seus valores estruturantes e das suas responsabilidades e obrigações.