Esposende aposta no envelhecimento bem-sucedido

18 Maio 2018

_DSC0764

O Município de Esposende está apostado em garantir um envelhecimento bem-sucedido da comunidade, garantiu, esta manhã, na abertura da Cimeira da Vida – Olhares sobre a longevidade, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger.

O evento decorre ao longo do dia no Auditório Municipal de Esposende, numa organização conjunta da empresa municipal Esposende 2000 e da Câmara Municipal de Esposende, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), refletindo sobre as dimensões de intervenção na promoção do envelhecimento bem-sucedido, evidenciando a necessidade de reformular valores e representações sociais sobre a longevidade.

A Vice-Presidente da autarquia salientou que Esposende dispõe de um conjunto de infraestruturas e condições naturais que concorrem para proporcionar bem-estar, saúde e qualidade de vida à comunidade, realçando também que o Município tem vindo a apostar na implementação de um conjunto variado de políticas, nas mais variadas áreas, nomeadamente no plano do desporto e da saúde, com o intuito de assegurar um envelhecimento ativo e saudável. Lembrou que, no âmbito da Rede Social de Esposende, que envolve mais de 30 parceiros, decorre, ao longo de todo o ano, um conjunto alargado de atividades. A título de exemplo, referiu o programa “Dar Vida aos Anos”, desenvolvido pela empresa municipal Esposende 2000, que “em muito contribui para a melhoria das condições de vida da população idosa”.

Valorizando todo o trabalho desenvolvido no passado, Alexandra Roeger anunciou que o Município pretende ir ainda mais longe no que respeita às políticas sociais, apostando em novas estratégias e ações, nomeadamente através de parcerias com outras entidades. Neste âmbito, referiu, que a intervenção ao nível musical, traduzida no Coro Sénior de Esposende, distinguido em 2016 pelo Prémio BPI Seniores, está a ser complementada com o projeto “Som da memória - paisagens sonoras”, destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, proporcionando experiências de estimulação cognitiva e sensorial através da música. Defendendo que a especialização é cada vez mais o caminho a seguir, a Vice-Presidente da Câmara Municipal referiu, também, o trabalho que está a ser desenvolvido neste contexto no âmbito da Rede Social.

Alexandra Roeger deu também nota de que o Município estabeleceu um protocolo com a Associação Dignitude, para a implementação do “Programa abem”, garantindo o acesso a medicamentos às pessoas com dificuldades económicas. Referiu ainda que o Plano Estratégico Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal, apresentado publicamente no dia 15 de maio, se reveste de singular importância, na medida em que integra projetos inovadores, nomeadamente o “Pegadas”, um projeto de intervenção social que prevê a interação de animais com grupos muito específicos, entre os quais idosos.

Ainda no plano da intervenção social, a Vice-Presidente do Município salientou o trabalho desenvolvido pelas IPSS’s do concelho e a aposta das instituições na especialização e na qualificação dos seus técnicos. Realçou igualmente o papel fundamental dos parceiros da Rede Social e o trabalho de cooperação existentes, que assenta na partilha de conhecimentos e de recursos. “É um dos maiores focos de agregação de esforços e de conhecimentos”, afirmou.

O Presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000, António Maranhão Peixoto, destacou a importância de promover um envelhecimento bem-sucedido, como forma de garantir uma maior longevidade e qualidade de vida, destacando assim a pertinência e relevância da Cimeira da Vida e do tema que lhe está associado. Atendendo às temáticas em debate e ao excelente painel de oradores, expressou a convicção de que o evento será profícuo e proporcionará um maior conhecimento sobre estas matérias.

Em representação do Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Carla Faria referiu que esta iniciativa resulta da parceria com o Município de Esposende, a quem elogiou as políticas sociais, nomeadamente no plano da promoção de um envelhecimento ativo. Sublinhou a importância desta cimeira, enquanto espaço de debate e de partilha, felicitando o Município pela iniciativa.