Rede Social de Esposende promove formação para cuidadores de idosos

26 Janeiro 2018

Dando continuidade ao plano iniciado em 2017 e indo de encontro às diretivas do Programa Nacional das Pessoas Idosas, a UCC ConVidaSaúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III – Barcelos/Esposende está a dinamizar os “Encontros Saudáveis”, com o objetivo de promover a manutenção da saúde física, psicológica e social das pessoas idosas integradas em instituições comunitárias como centros de dia, estruturas residenciais para idosos e centros de convívio.

A iniciativa é desenvolvida no âmbito da Rede Social de Esposende e integra o Programa de Envelhecimento Ativo, agora designado ATIVO MAIS, traduzindo-se na formação de cuidadores das instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s) do concelho que lidam com idosos, sob a temática “Preservar a autonomia no idoso”. No ano passado, a formação abrangeu 30 técnicos de cinco instituições.

Os “Encontros Saudáveis” prosseguem no próximo mês de fevereiro, com sessões nos dias 5, 8 e 15, nas instalações do Centro de Saúde de Esposende.

Criado no âmbito do “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações”, que se assinalou em 2012, o Programa Envelhecimento Ativo assume uma nova designação, ATIVO MAIS, e um novo patamar ao nível dos conteúdos, da sua inovação e de uma maior abrangência de públicos.

ATIVO MAIS visa a promoção do envelhecimento ativo e saudável, de modo a possibilitar a continuidade da comunidade sénior na vida social, cultural e cívica, proporcionando a oferta de iniciativas que promovam a sua integração através de atividades desportivas, culturais, sociais, artísticas e recreativas. O programa é da responsabilidade de todas as entidades promotoras de iniciativas e projetos e conta igualmente com o apoio das Juntas de Freguesias e outras instituições locais - públicas ou privadas, no sentido de potenciar a implicação dos diferentes atores sociais nas diversas atividades propostas.