Projeto social e comunitário AMAReMAR apresenta-se em público no Porto

21 Setembro 2017

Depois da estreia do espetáculo “Quando o Mar é Mais”, em Esposende, no passado mês de junho, o Projeto AMAReMAR, promovido pelo Município de Esposende, vai atuar no Teatro Carlos Alberto, no Porto, no próximo sábado, dia 23 de setembro, às 21h00, ao abrigo do MEXE 2017 - IV Encontro Internacional de Arte e Comunidade, evento organizado pela PELE - Espaço de Contacto Social e Cultural.

O espetáculo “Quando o Mar é Mais” que propõe uma reflexão poética sobre o passado, presente e futuro de Esposende, teve a sua encenação a cargo de Susana Madeira e Hugo Cruz, e a interpretação a cargo do Triumph’Arte - Grupo de Teatro Comunitário do AMAReMAR -, e contou com a colaboração do Coro Ars Vocalis e do Clube Náutico de Fão. O espetáculo resulta de uma criação coletiva da comunidade que integra o projeto e respetivos formadores, das áreas da música, cenografia, figurinos, fotografia e vídeo.

A encerrar a IV edição do MEXE, o AMAReMAR participará numa Parada e Baile Comunitário, que decorrerá entre o Teatro Carlos Alberto e o Coreto da Cordoaria. Neste evento, os S90 - coletivo de hip-hop que se desenvolveu no âmbito do projeto - apresentarão alguns dos seus temas originais e integrarão algumas performances coletivas com outros agrupamentos artísticos.

O Município de Esposende teve já a oportunidade de dar a conhecer a experiência do projeto AMAReMAR, pela voz da Técnica de Intervenção Social e Comunitária, Marina Costa, uma das responsáveis pelo projeto no Município, no passado dia 19 de setembro, num Painel apresentado no II Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias, integrado na programação do MEXE.

Em atividade desde 2016, o projeto AMAReMAR, um projeto social e comunitário, tem vindo a promover a coesão social, valorizando a educação pela arte com as diversas Oficinas que integra - Teatro, Música, Ilustração, Fotografia e Vídeo - no enriquecimento da formação integral do indivíduo e do seu coletivo, e no desenvolvimento de uma sociedade mais solidária e participativa.

O MEXE 2017 - IV Encontro Internacional de Arte e Comunidade decorre até domingo em diversos espaços da cidade do Porto, sob o tema "Cidade - Corpo Coletivo". Este evento tem vindo a afirmar-se nos últimos anos como um espaço incontornável, a nível nacional e internacional, de cruzamento e aprofundamento de práticas artísticas comunitárias, sendo que nas três edições anteriores contou com mais de mil participantes e cerca de 15 mil espectadores, em mais de 70 ações dispersas por 30 espaços diferentes da cidade. Na edição de 2017 são sete os países representados.

Atendendo à sua dimensão e importância, a participação do Projeto AMAReMAR neste evento é da maior relevância, constituindo uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município junto da comunidade esposendense.