Abertas inscrições para a Festa do Idoso em Fátima

27 Junho 2017

2

Estão abertas até ao próximo dia 31 de julho, nas sedes de Junta de Freguesia do concelho, as inscrições para a Festa do Idoso promovida pelo Município de Esposende, com a colaboração das Juntas de Freguesia, que terá lugar no próximo dia 6 de setembro, com o tradicional passeio ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Trata-se da 22.ª edição desta iniciativa que integra o Programa Envelhecimento Ativo e que é dirigida a idosos com idade igual ou superior a 65 anos, a pessoas portadoras de deficiência com autonomia, com idade superior a 35 anos, e a pessoas que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade.

O programa inclui, como habitualmente, a Celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, pelas 12h15, seguida do piquenique no parque do Santuário, estando o regresso a casa previsto para as 18h30.

O Santuário de Fátima tem sido, desde há vários anos, o destino escolhido para a realização da Festa do Idoso, para agrado dos participantes que, nesta iniciativa têm a oportunidade de vivenciar momentos de convívio e de lazer.

Dinamizado pela Rede Social de Esposende, o Programa Envelhecimento Ativo tem contribuído, de forma efetiva, para a qualidade de vida desta franja da população, promovendo o seu bem-estar, a inclusão social e o seu reconhecimento na comunidade. Deste modo, os idosos têm, a oportunidade de participar, ao longo de todo o ano e de forma gratuita, num conjunto muito diversificado de atividades de vária índole, nomeadamente de caráter lúdico, recreativo, musical, cultural e desportivo. Por outro lado, o programa tem vindo a fortalecer as parcerias locais, permitindo concertar esforços, otimizar recursos, integrar contributos e complementar a intervenção tendo em vista a promoção de um envelhecimento ativo.