Município firma acordos para ceder espaços a associações de Forjães

02 Maio 2017

forjaes1
O Município de Esposende assinou acordos de cedência de instalações e patrocinará a realização de obras em edifícios que passam a ser utilizados pela Junta de Freguesia de Forjães e associações da vila.

“Cedemos o antigo jardim de infância à Associação Social, Cultural, Artística e Recreativa de Forjães (ACARF) e apoiamos a sua reabilitação; construiremos um pavilhão para a Junta de Freguesia, cedendo esta a antiga sede ao Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (GADTF); compramos o terreno do GADTF para que com esse dinheiro possa fazer obras na sede. Conclusão: todos ficam a ganhar”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, na cerimónia de assinatura dos acordos que decorreu no Centro Cultural Rodrigues Faria.

De resto, Benjamim Pereira aproveitou para lembrar que “o investimento feito pelo Município de Esposende em Forjães ultrapassa os 3 milhões de euros”, somando à requalificação do centro cultural a conclusão de obras como o centro escolar, o campo de jogos, os largos da Santa e S. Roque, entre tantos outros. Soma-se o investimento decorrente dos acordos agora assinados que implicará um investimento nunca inferior a 250 mil euros. Numa visão alargada a todo o concelho, o presidente da Câmara de Esposende atualizou a contabilidade das obras feitas ou em curso no município. “Há quem questione os out doors que referem 136 obras. Já está desatualizado, porque já são 144. Na sexta feira viveu-se um dia histórico para Esposende. A Assembleia Municipal, aprovou sem votos contra, as contas relativas ao exercício do ano de 2016, o que atesta o reconhecimento por parte da nossa oposição do trabalho sério e rigoroso desenvolvido pelo executivo que lidero”, disse Benjamim Pereira.

Manuel Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Forjães disse estar o seu Executivo “bastante satisfeitos com as obras realizadas na freguesia e, “se tivessem deixado a situação da Junta mais equilibrada teríamos, com a ajuda da câmara, realizado mais obras, nomeadamente na pavimentação de arruamentos”.

Anunciação Laranjeira, presidente da ACARF, assinalou “um dia especial”, traduzido no “aumento excecional de oferta no apoio social, creche, centro de dia e de convívio para acolher mais utentes na instituição”.

Carlos Couto, presidente do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães não teve dúvidas em classificar como “o dia mais importante para o grupo”, pois a futura sede será local onde serão guardados 22 anos de História.