Projeto “Rumo ao Sucesso” debateu com pais “Uso positivo dos telemóveis”

2020/01/29

IMG_7126

“O uso positivo dos telemóveis” foi o tema da segunda “Conversa com Pais” que o Município de Esposende, em colaboração com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica António Correia de Oliveira, levou a efeito, no passado dia 24 de janeiro, no âmbito do projeto “Rumo ao Sucesso”.

Na abertura da sessão, a Vereadora da Educação, Angélica Cruz, referiu que estes momentos de partilha fomentam uma participação ativa dos pais na vida escolar dos filhos e reforçou que a capacitação parental abre portas para uma educação integral mais concertada e voltada para a preparação dos desafios do mundo atual, numa alusão às competências preconizadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A presidente da Associação de Pais da Escola Básica António Correia de Oliveira, Fernanda Figueiredo, enfatizou a pertinência da ação e o seu enquadramento no trabalho que está a ser desenvolvido no Agrupamento, no sentido de sensibilizar para o uso excessivo do telemóvel nos recreios escolares.

Seguiu-se a apresentação dos cinco casos da Maratona de Cartas - edição 2019/2020, da Amnistia Internacional, por três alunos do 7ºC, um projeto que está a ser desenvolvido em Oferta Complementar em articulação com a Oficina de Escrita Criativa e Artes Expressivas do “Rumo ao Sucesso". A apresentação permitiu aos pais a visualização de um exemplo positivo do uso dos telemóveis.

Na sessão de capacitação parental sobre o uso/domínio das tecnologias de informação foram abordadas estratégias facilitadoras de uma educação positiva, responsável e informada face ao uso do telemóvel, pelas psicólogas do Núcleo de Intervenção com Alunos e Famílias (NIAF) e ferramentas de controlo parental, pelo técnico de informática dos Clubes de Motivação e Ativação de Competências – Centro de Recursos Digitais. Os pais puderam, ainda, experimentar, uma ferramenta online que está a ser usada em sala de aula por alguns professores e que, também, ilustra o uso positivo do telemóvel.

Os pais presentes, cerca de três dezenas, demonstraram consciência de que, desde muito pequenas, as crianças tendem a dominar as tecnologias, sendo comum a ideia de que esta é uma geração “ligada à corrente”, e que o grande desafio parental é educar para um uso adequado e saudável. Ao longo da sessão, manifestaram curiosidade colocando questões pertinentes sobre o uso diário dos telemóveis e das redes sociais, tendo-se aberto um período de reflexão e partilha conjunta dessas questões, que se prolongou para além da própria sessão, num registo informal e de cariz prático.

Com a iniciativa “Conversa com Pais” pretende-se dar continuidade a momentos de proximidade com os pais e encarregados de educação, através da partilha de dúvidas e inquietações relacionadas com o desafio de se “ser pai/mãe”, apoiando as famílias no desenvolvimento de competências ao nível da educação parental, pela aplicação e utilização de estratégias de intervenção positivas e promovendo uma socialização positiva no contexto familiar e escolar, minimizando conflitos intra e extrafamiliares e reforçando a importância da proximidade dos pais com a escola. A mediação dos espaços de partilha, através dos testemunhos dos pais sobre as práticas familiares, é um dos objetivos do Projeto “Rumo ao Sucesso”, que, por sua vez, entronca nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.