2019/09/17

thumbnail_SRRNET-noticia-04

O Município de Esposende participou na 18.ª Conferência Internacional de Responsabilidade Social Corporativa, com a apresentação do tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Ações Locais visando Objetivos Globais.

Promovida pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cavado e do Ave (IPCA), em parceria com a Social Responsibility Research Network (SRRNet), esta conferência contou com a presença de mais de cem participantes de todo o mundo, com oradores nacionais e internacionais provenientes da Austrália, India, África do Sul, Brasil, Malásia, Arábia Saudita Lituânia, Reino Unido, Espanha, Bielorrússia, Dinamarca, Bangladesh, Roménia, Itália, Alemanha, Tunísia, Bélgica, República Checa, Venezuela, entre outros.

Sob o tema “Responsabilidade Social Corporativa (RSC): perspetivas dos setores público e privado”, a SRRNet procurou ampliar o debate sobre o papel do governo em questões de responsabilidade social. Inicialmente definido como conceito ao qual aderiram as empresas, na busca de um ambiente mais sustentável, a RSC é, agora, uma prioridade dos governos. As tendências globais forçaram os atores públicos e privados a reformular as suas estruturas, regras e modelos de negócio.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger participou nesta conferência, como oradora, tendo apresentado, no domínio da sustentabilidade, os vários projetos que o município tem em curso e que visam dar cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, envolvendo boas práticas nas áreas da coesão social, educação, igualdade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, responsabilidade social, gestão do conhecimento, entre outras áreas temáticas. Como estratégia transversal, expôs também o projeto Esposende Smart City, o qual foi já recentemente apresentado publicamente em sessão que contou com a presença do Presidente da Câmara, Benjamim Pereira.

A SRRNet International Conference é uma das conferências de maior relevo a nível internacional, nas áreas da Responsabilidade Social Corporativa, interligando-a com outras áreas como a gestão, a contabilidade, o direito, entre outras.

A SRRNet foi fundada e é presidida pelo prestigiado Professor David Crowther, da Universidade de Montfort, no Reino Unido. É um dos professores pioneiro na promoção das temáticas da responsabilidade social e da sustentabilidade. É editor do Social Responsibility Journal, publicou mais de 50 livros e 400 artigos.