Festa da História sensibiliza para valorização de resíduos

2019/08/28

Ecopontos humanos Esposende 2

Tal como na edição de 2018, a componente ambiental vai estar presente na Festa da História, evento que a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, leva a efeito, entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, na cidade de Esposende, este ano sob a temática “Caminhos de Santiago”.

A Esposende Ambiente e a Resulima, entidade responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 6 municípios da zona do Vale do Lima e Baixo Cávado, voltam, deste modo, a associar-se ao Município de Esposende numa campanha de sensibilização ambiental, que visa fazer desta festa um evento mais sustentável - EcoEvento.

Assim, no dia 29, será feita a abordagem aos comerciantes, sensibilizando-os e distribuindo equipamentos (contentores, sacos e material informativo) que permitam uma melhor separação dos resíduos. Ao longo da Festa da História, além dos comerciantes, será abordado o público em geral, no sentido de promover a melhoria da separação de resíduos durante o evento, bem como fomentar a implementação destas práticas no dia-a-dia de cada um dos cidadãos.

Esta campanha de sensibilização ambiental, apoiada pelo Fundo de Coesão da União Europeia através do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, ODS 13 – Ação Climática e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

A Festa da História é um conceito de animação cultural e turística da cidade, propondo-se para este ano novamente a temática dos Caminhos de Santiago. O evento integra recreações históricas ligadas a este caminho de peregrinação, com longa tradição do concelho de Esposende, bem como espetáculos de fogo, animação musical, dança, artes circenses, espaço infantil, não faltando também a gastronomia.