Município apoia com 66 420 euros compra de autocarro para Fonte Boa e Rio Tinto

2019/07/29

O Município de Esposende vai apoiar a Junta da União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto na aquisição de um veículo de transporte de passageiros.

Em causa está a atribuição de um apoio financeiro, no montante global de 66.420 euros, correspondente a 90% do valor total do veículo, de acordo com o critério de apoio municipal às Juntas de Freguesia para aquisição de viaturas. Em agosto de 2018, a Câmara Municipal tinha atribuído uma verba de 40.950 euros para esta aquisição, contudo, devido ao atraso na entrega do veículo e posterior suspensão da produção do modelo de viatura encomendado, a União de Freguesias viu-se obrigada a optar por outro modelo, cujo custo é superior. Assim, na reunião realizada no dia 25 de julho, o Município deliberou atribuir mais 25.470 euros, perfazendo 90% do valor total desta nova viatura.

O veículo irá assegurar o serviço de transporte de jovens pertencentes às associações e grupos ativos das freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, sendo garantida, deste modo, a manutenção e divulgação das atividades de cariz cultural, desportivo e social que estas coletividades desenvolvem.

A aquisição deste veículo de transporte de passageiros corresponde a um anseio tanto da União de Freguesias como das populações de Fonte Boa e Rio Tinto. O apoio do Município é, pois, reconhecido como da maior relevância, na medida em que a Junta da União das Freguesias não dispõe de recursos financeiros para suportar o encargo desta aquisição.

Este apoio enquadra-se na política municipal de apoio às Juntas de Freguesia, numa perspetiva de satisfação das necessidades das suas populações, sendo sustentada no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Além da atribuição de apoios financeiros às Juntas de Freguesia, para a concretização das mais variadas solicitações, a Câmara Municipal faculta a cedência de materiais para a execução de pequenas/médias intervenções, nomeadamente ao nível da rede viária.