Esposende debateu “Água e Saúde em contexto de Alterações Climáticas”

2019/06/06

_DSC7790

No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, o Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente promoveram uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema “Água e Saúde em contexto de Alterações Climáticas", iniciativa aberta à população em geral e que decorreu pelas 21h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.

Na abertura da sessão, a Vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, realçou a importância desta iniciativa para reforçar a interesse do debate das problemáticas associadas às alterações climáticas, assim como para as atitudes da sociedade com vista ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, designadamente ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 13 – Ação Climática, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade, com as quais o Município de Esposende e a Esposende Ambiente se comprometeram e, estrategicamente, implementam no âmbito da sua atividade.

Seguiu-se a comunicação "As ribeiras e as alterações climáticas" por Cristina Calheiros, em representação da empresa Biorumo, na qual foram abordadas questões relacionadas com a importância das linhas de água, com os serviços prestados pelos ecossistemas ribeirinhos, com a necessidade de os ecossistemas darem respostas positivas às alterações climáticas, bem como o papel do cidadão comum em todo este processo, essencialmente na limpeza e manutenção das ribeiras que atravessam a delimitam as suas propriedades.

Esta apresentação insere-se no âmbito do projeto do Município de Esposende “E-Ribeiras: comunicar, divulgar e sensibilizar para as alterações climáticas”, financiado pelo POSEUR através da medida “Apoio ao Investimento para a Adaptação às Alterações Climáticas”, e cuja implementação está a ser acompanhada/coordenada pela Esposende Ambiente.

Seguiu-se uma comunicação sobre questões de segurança associadas ao consumo de água, dado que as alterações climáticas e o aquecimento global têm impacto direto ao nível da disponibilidade dos recursos hídricos e da qualidade da água. Assim, Carla Morais, em representação da empresa Águas do Norte S.A., centrou a sua intervenção sobre "A Qualidade e Segurança de um Produto Alimentar Essencial: A Água da Torneira", demonstrando a importância e os níveis de implementação dos planos de controlo da qualidade da água e dos planos de controlo operacional que transmitem às populações a qualidade e o rigor do controlo da água para consumo humano que chega às habitações do concelho.

Tendo presente que no contexto atual é fundamental assegurar a qualidade e segurança da água que se consome e evitar comportamentos que possam colocar em risco a própria saúde e a saúde pública, seguiu-se uma comunicação da médica Maria de Jesus Blanco, da Unidade de Saúde Pública ACES Barcelos/Esposende, que abordou o tema "Água segura vs. água não segura: riscos para a saúde", e, com exemplos práticos, demonstrou os elevados riscos para a saúde quando se consome água de fontes privadas sem um permanente controlo analítico.

A moderação do debate e o encerramento da sessão foi feita pelo Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, que realçou a importância da necessidade de se sensibilizar para a gestão e manutenção das ribeiras, a abertura das “portas” da empresa Águas do Norte, S.A., à comunidade em geral e a importância do esclarecimento dado aos cidadãos sobre o risco para a saúde quando se consome água de fontes privadas não controladas, assim como do risco existente para a população em geral quando existem interligação entre os sistemas privados de abastecimento de água e o sistema público.