Esposende promove debate sobre “Água e Saúde em contexto de Alterações Climáticas” no Dia Mundial do Ambiente

2019/05/30

P1100214

No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, o Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente vão promover uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema “Água e Saúde em contexto de Alterações Climáticas". A iniciativa é aberta à comunidade em geral e vai decorrer a partir das 21h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, intervirá na abertura da sessão, seguindo-se a comunicação "As ribeiras e as alterações climáticas" por Cristina Calheiros, em representação da empresa Biorumo, na qual serão abordadas questões relacionadas com a importância das linhas de água e com os serviços prestados pelos ecossistemas ribeirinhos, bem como o papel do cidadão comum em todo este processo.

Esta apresentação insere-se no âmbito do projeto do Município de Esposende “E-Ribeiras: comunicar, divulgar e sensibilizar para as alterações climáticas”, financiado pelo POSEUR através da medida “Apoio ao Investimento para a Adaptação às Alterações Climáticas”, e cuja implementação está a ser acompanhada/coordenada pela Esposende Ambiente.

O projeto E-Ribeiras encontra-se muito focado na participação e envolvimento da população de Esposende como estratégias para uma mais adequada manutenção e valorização da rede hídrica do concelho, com vista à mitigação das consequências das alterações climáticas. Trata-se, pois, de um projeto que favorece a participação pública e o comprometimento das pessoas com o planeta.

O E-Ribeiras contempla um conjunto de ações visando a comunicação, a divulgação e a sensibilização da comunidade em matéria de riscos associados à inadequada gestão das linhas de água e inadaptação do território às alterações climáticas, bem como a difusão de boas práticas de atuação tendo em vista a mitigação dos impactos das mesmas. Prevê igualmente ações dirigidas à comunidade educativa, bem como iniciativas para a população em geral.

Seguem-se duas comunicações sobre questões de segurança associadas ao consumo de água. Dado que as alterações climáticas e o aquecimento global têm impacto direto ao nível da disponibilidade dos recursos hídricos e da qualidade da água, no contexto atual é fundamental assegurar a qualidade e segurança da água que consumimos e evitar comportamentos que possam colocar em risco a nossa saúde e a saúde pública.

Assim, Carla Morais, em representação da empresa Águas do Norte S.A., centrará a sua intervenção sobre "A Qualidade e Segurança de um Produto Alimentar Essencial: A Água da Torneira", e a médica Maria de Jesus Blanco, da Unidade de Saúde Pública ACES Barcelos/Esposende abordará o tema "Água segura vs. água não segura: riscos para a saúde", seguindo-se um período de debate.

O encerramento da sessão estará a cargo do Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques.

Esta ação de esclarecimento enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda2030 da ONU, designadamente ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 13 – Ação Climática, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.