Município de Esposende alerta para violência contra as mulheres

2018/10/31

Com o intuito de sensibilizar a comunidade para a importância da luta contra a violência contra as mulheres, o Município de Esposende vai desenvolver a campanha “Novembro Branco”. À semelhança de anos anteriores, ao longo do mês de novembro serão dinamizadas várias ações de sensibilização, informação e reflexão sobre a temática.

No dia 24 de novembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, decorrerá a sessão À conversa com a jornalista e escritora Carla Maia de Almeida, baseada no seu livro “Em nome da filha”.

Dirigida a todos os colaboradores da Câmara Municipal de Esposende e das Empresas Municipais, será promovida, no 26 novembro, às 15h30, uma sessão de formação sobre Tráfico de Seres Humanos.

A campanha de sensibilização passará também por diversos suportes publicitários, incluindo, ainda, a distribuição de laços brancos nos edifícios públicos e nas escolas do concelho, juntamente com a leitura da história da campanha, com forma de alertar toda a comunidade para este flagelo e consciencializar para a necessidade de tratamento igual entre homens e mulheres.

A violência contra as mulheres é um obstáculo à concretização da igualdade entre mulheres e homens, porque decorre das relações de força e de poder desiguais entre mulheres e homens e conduz a uma discriminação grave contra o sexo feminino tanto na sociedade como na família; viola os direitos da pessoa humana e as suas liberdades fundamentais, impedindo de os exercer parcial ou totalmente e atenta contra a integridade física, psíquica, financeira e/ou sexual das mulheres.