Campeonato Concelhio de Futebol Infantil 2016/2017 encerra com “chave de ouro”

2017/06/12

1

Decorreu ontem, dia 11 de junho, no Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende, a jornada de encerramento do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil, época 2016/2017, competição que envolveu cerca de 800 atletas dos escalões Petizes, Traquinas, Benjamins, Infantis. Durante o dia foram realizados os diversos jogos nos diversos escalões, culminando com a entrega de medalhas a todos os atletas participantes e troféus a todas as equipas, perante as bancadas repletas de entusiastas familiares e adeptos.

Ao longo de oito meses, realizaram-se 14 Jornadas concentradas em vários recintos desportivos do concelho, numa estratégia de descentralização e de aproximação da iniciativa à comunidade. Foram palco da competição o Centro Desportivo do CF Fão, Estádio Padre Sá Pereira em Esposende, Estádio Padre Avelino Peres Filipe em Marinhas, Estádio Horácio Queirós em Forjães, Estádio de Vila Chã, Parque Desportivo do DR Estrelas do Faro, Campo da Fonte em Gandra, Campo dos Sargaceiros de Apúlia, Campo de Jogos do CSJ Belinho e o Parque Desportivo de Rio Tinto. A arbitragem, tal como em edições anteriores, esteve a cargo de jovens do concelho com formação para o efeito.

Em termos classificativos, no escalão Traquinas, sagrou-se vencedora a equipa FC Marinhas A, na segunda posição classificou-se a AD Esposende A e, no terceiro lugar, ficou a EF "O Fintas", seguindo-se GD Apúlia, Gandra FC, CSJ Belinho, Forjães SC B, Forjães SC A, FC Marinhas B, CF Fão B, CF Fão A, UD Vila Chã e AD Esposende B.

Relativamente ao escalão Benjamins, o primeiro lugar foi conquistado pela EF "O Fintas", no segundo lugar ficou o FC Marinhas A e, em terceiro, o CF Fão A. Seguem-se AD Esposende A, AD Esposende B, FC Marinhas B, Forjães SC, GD Apúlia, Gandra FC, CSJ Belinho, ADCS Criaz, CF Fão B, DR Estrelas Faro e UD Vila Chã.

No escalão de Infantis, os três primeiros foram FC Marinhas A, EF "O Fintas" e AD Esposende A, seguindo-se AD Criaz, Forjães SC B, FC Marinhas B, CSJ Belinho, Gandra FC, AD Esposende B, DR Estrelas Faro, Forjães SC A, CF Fão B, CF Fão A e GD Apúlia.

O escalão Petizes não tem fins competitivos, onde é valorizada a participação e a alegria de jogar, pelo que são todos vencedores.

Promovido pela Câmara Municipal de Esposende, o Campeonato Concelhio de Futebol Infantil insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE) e tem contribuído, ao longo dos últimos anos, para o aumento significativo do número de praticantes nos escalões mais baixos de formação, o que se reflete no número de atletas e equipas participantes nos campeonatos federados da Associação de Futebol de Braga e nos excelentes resultados alcançados. A participação nesta competição não implica quaisquer custos para as associações e clubes participantes, sendo que o Município oferece equipamentos e bolas a todas as equipas, para além de assegurar toda a logística do evento.