Município leva alunos do 4.º ano a conhecer Mercado Abastecedor de Braga

2017/04/27

visita MARB (1)

No âmbito do programa “Heróis da fruta: lanche escolar saudável!” que o Município de Esposende está a desenvolver em parceria com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, integrado no seu Plano Municipal de Promoção da Saúde, os alunos do concelho que frequentam o 4.º ano de escolaridade vão poder visitar o Mercado Abastecedor de Braga (MARB).

A iniciativa envolverá, neste ano letivo, mais de 150 crianças, e é uma das várias atividades desenvolvidas fora do contexto da sala de aula, que visa motivar as crianças para o consumo diário de fruta.

A visita ao MARB resulta de uma parceria do Município com a Associação 5 ao Dia, a qual possibilita às crianças a realização de um conjunto de atividades lúdicas, onde se integra também a elaboração de uma salada de frutas e a visualização de uma história alusiva à importância do consumo de hortofrutícolas. Nesta visita as crianças ficarão a conhecer os diferentes espaços do Mercado Abastecedor de Braga, onde se comercializam os diversos produtos hortofrutícolas, tendo a possibilidade de observar métodos de conservação de alimentos e acondicionamento dos hortofrutícolas, análise de rótulos, variedades e sazonalidade dos hortofrutícolas, máquinas para manuseamento e transporte dos mesmos, organização e funcionamento do Mercado e serviços associados, podendo, ainda, realizar uma “Sementeira de leguminosas”.

Recorde-se que o PROGRAMA 5 AO DIA tem como principal objetivo a promoção do consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar hábitos alimentares saudáveis. Este programa é da responsabilidade da Associação 5 ao Dia, contando com a colaboração da Direção de Serviços da Região do Norte, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Administração Regional de Saúde do Norte, Universidade do Minho e Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.