Município assinala Dia Mundial para a Consciencialização do Autismo

2017/04/03

autismo2

A propósito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril, o Município de Esposende vai promover um conjunto de atividades com vista à promoção do bem-estar das populações e de incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, aproveitando a oportunidade também para alertar a sociedade para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade.

Neste contexto, e tendo-se celebrado a 2 de abril o Dia Mundial para a Consciencialização do Autismo, o Município associa-se, este ano, à Federação Portuguesa de Autismo numa campanha de consciencialização para esta problemática.

Assim, em parceria com a Unidade de Autismo do Agrupamento de Escolas Rodrigues Sampaio, o CIPES - Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica e a Fundação AMA, a Autarquia ilumina de azul, durante esta semana, o edifício do Museu Municipal de Esposende e promove no Largo Fonseca Lima, no centro da cidade, uma mostra sobre esta doença.

O objetivo é consciencializar sobre esta realidade, esclarecendo o falso estigma negativo que existe em torno do autismo, uma doença que afeta 1% das crianças do mundo. Todas as pessoas com autismo partilham determinados desafios, mas sentem-nos de maneiras diferentes. Trata-se de uma condição de espectro: algumas têm dificuldades na aprendizagem, outras na escrita, na fala, ou na socialização, mas revelam-se noutras situações seres humanos extraordinários.

Esta ação integra a Semana da Saúde, que, à semelhança de anos anteriores, culmina com a Feira da Saúde, que decorrerá no próximo fim de semana, dias 8 e 9 de abril, na Zona Ribeirinha de Esposende, e que contará com a participação de empresas e instituições ligadas à área da saúde.