Rede Social de Esposende promove 1.ª Caminhada Intergeracional

2017/03/23

Com o intuito de promover a atividade física e o convívio intergeracional e, simultaneamente, assinalar o 8.º Aniversário do Banco Local de Voluntariado (BLV) de Esposende, a Rede Social de Esposende, através da Câmara Municipal e da Esposende 2000, vai realizar, no próximo dia 19 de abril, a 1.ª Caminhada Intergeracional.

Esta atividade, que se insere no âmbito do Programa Envelhecimento Ativo 2017, está aberta à comunidade em geral e é de participação gratuita, sendo que os participantes inscritos receberão uma t-shirt alusiva ao Banco Local de Voluntariado de Esposende. A caminhada inicia-se às 10h00, na Praça do Município, onde terminará, depois de percorrer algumas ruas da cidade e a Zona Ribeirinha.

Os interessados deverão inscrever-se no Serviço de Ação Social do Município, até ao dia 7 de abril.

O BLV de Esposende foi criado em 2009, no âmbito do Projeto Concelhio de Luta Contra a Pobreza, através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município e o Conselho Nacional para o Promoção de Voluntariado. Este Banco, assume-se um espaço de encontro entre pessoas que expressam a vontade de serem voluntárias, e as instituições locais que têm interesse em acolher ações de voluntariado, promovendo as necessárias condições para a sua integração.

O Banco Local de Voluntariado de Esposende tem atualmente 213 voluntários inscritos, cuja colaboração tem sido fundamental para o desenvolvimento e operacionalização de vários projetos locais. A expetativa é que mais pessoas e instituições possam envolver-se nesta dinâmica, potenciando-se o voluntariado local a vários níveis, com o propósito de contribuir para o reforço da coesão social, da solidariedade e da cidadania ativa, tornando as sociedades mais justas, dignas e solidárias.

Esta 1.ª Caminhada Intergeracional terá, por isso, um importante papel tanto na divulgação do BLV, como na eventual captação de novos elementos dispostos a colaborar em benefício da sociedade, tanto na medida da sua disponibilidade, como nas causas com que mais se identificam, proporcionando-se uma melhor qualidade de vida às gerações envolvidas.

O Programa Envelhecimento Ativo materializa a consolidação de parcerias que têm permitido assegurar um trabalho de articulação em rede, através da promoção de atividades e projetos que promovem, de forma integrada, o envelhecimento ativo da nossa população.