Esposende promove ação de voluntariado ambiental em grande escala

2017/03/14

Nos próximos dias 17 e 18 de março, Esposende vai mobilizar-se numa grande ação de voluntariado ambiental, que inclui ações de limpeza do litoral e zonas ribeirinhas do concelho. Entre outros objetivos, pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, procurando reduzir o impacto de plásticos descartáveis no ambiente marinho.

O Município, por via da empresa municipal Esposende Ambiente, apoia as várias ações que irão decorrer ao longo destes dias e convida os estabelecimentos de educação e ensino, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações e comunidade em geral a participarem nesta ação conjunta de limpeza de praias e estuários, associando-se a este projeto de voluntariado ambiental.

Para além da Câmara Municipal e da Esposende Ambiente, estarão envolvidas as Juntas de Freguesias, o Parque Natural do Litoral Norte, as associações ambientalistas Rio Neiva e Assobio, os agrupamentos de Escuteiros de Esposende e de Marinhas, as Guias de Apúlia, a Escola Profissional de Esposende, as escolas de surf e kitesurf concelhias, o Clube Náutico de Gemeses, a Surfrider Foundation Porto e a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende.

Pretende-se uma forte mobilização da comunidade nesta campanha, esperando-se o envolvimento de várias centenas de participantes. Os interessados deverão comparecer às 9h00, em qualquer um dos pontos de encontro, nomeadamente nos locais designados por cada uma das freguesias, na Foz do Neiva, em Antas, na Praia de Cepães, em Marinhas, no Centro de Atividades Náuticas, em Esposende, na Praia de Ofir, em Fão, ou junto aos Moinhos de Apúlia.

Mais informações disponíveis nas páginas eletrónicas e redes sociais dos parceiros envolvidos.