Intervenção da Polis Litoral Norte em S. Bartolomeu do Mar arranca a 2 de junho

28 Maio 2014

A Polis Litoral Norte - Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, SA vai avançar, na próxima segunda-feira (dia 02 de Junho), com a empreitada de requalificação da frente marítima de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende. Trata-se de um investimento global de 2,9 milhões de euros.

A Polis Litoral Norte - Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, SA vai avançar, na próxima segunda-feira (dia 02 de Junho), com a empreitada de requalificação da frente marítima de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende. Trata-se de um investimento global de 2,9 milhões de euros, financiado pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território em setenta por cento e pelo Estado Português e pelo Município de Esposende em trinta por cento.

A praia de S. Bartolomeu, cujos núcleos populacionais e terrenos agrícolas adjacentes se encontram sob ameaça eminente da ação do mar, vai receber uma intervenção de fundo para proteção e defesa costeira, visando a prevenção do risco, consubstanciando uma intervenção de defesa ativa na frente litoral, assim como o reordenamento e valorização da frente de mar.

O projeto prevê ações ao longo de 350 metros de extensão da frente marítima, que incluem a demolição seletiva de 27 edificações; obras de consolidação do muro de contenção existente; a requalificação arquitetónica da plataforma, com o reposicionamento do cruzeiro existente; a requalificação do remate final do arruamento de acesso ao aglomerado e a construção de um troço da ecovia; a reabilitação do cordão dunar a sul do aglomerado; a proteção do cordão a norte; a reconstituição da envolvente e reperfilamento com areias, de uma pequena praia de calhau rolado.

A Polis Litoral Norte, constituída entre o Estado e os Municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, tem como objeto a intervenção numa faixa costeira de cinquenta quilómetros na Região Norte, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de, aproximadamente, trinta quilómetros. A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural do Litoral Norte.

No Município de Esposende, a Polis Litoral Norte tem em curso um vasto investimento, com a Reestruturação e Consolidação dos esporões da restinga e de Ofir; Recuperação, proteção dos sistemas dunares degradados e renaturalização de áreas naturais degradadas em Belinho, Cepães, Redonda, Suave-Mar e Pedrinhas/Moinhos; Manutenção e reforço do cordão dunar da Restinga de Ofir; Reforço do Sistema Dunar e Proteção da Linha de Costa na Praia de Ofir; Requalificação da Frente Marítima de S. Bartolomeu do Mar; Requalificação Ambiental do Pinhal de Ofir; Reordenamento e Qualificação da Frente Marítima de Pedrinhas e Cedovém; Valorização paisagística e ambiental dos pequenos estuários – rio Neiva; Requalificação de infraestruturas de apoio ao uso balnear - Praia de Rio de Moinhos, Praia de Cepães – Suave Mar e Praia da Ramalha; Ecovia do Litoral Norte e Percursos Complementares entre Vilar de Mouros (Caminha) e Apúlia (Esposende); Percursos da Natureza do Parque Natural Litoral Norte; Requalificação da Frente Ribeirinha de Esposende; e a Requalificação da Frente Ribeirinha de Fão.