Município de Esposende transfere mais de 40 000 euros para Juntas de Freguesia e Associações

09 Janeiro 2020

A Câmara Municipal de Esposende aprovou hoje, em reunião de Câmara e por unanimidade, a atribuição de apoios financeiros a Juntas de Freguesia e associações concelhias, no montante global de 40.193,91 euros. Em causa está o financiamento de um conjunto de intervenções e de necessidades destas entidades, traduzindo-se no cumprimento de anseios das freguesias e respetivas populações.

Assim, para a Junta de Freguesia de Antas será transferido o montante de 17 952 euros, sendo que 15 000 euros se destinam a ajudar a financiar as despesas inerentes à requalificação do Complexo Desportivo do Campo António Correia de Oliveira, intervenção que contempla a substituição total das lâmpadas do edifício e das torres de iluminação, com vista a uma maior eficiência energética, bem como a substituição do piso do ginásio, por forma a evitar acidentes e a garantir a melhoria das condições para a prática desportiva. O restante montante, 2 952 euros, será para custear a requalificação da envolvente do loteamento Cruz Azevedo, na Rua do Monte, que inclui a requalificação do passeio e das caldeiras das árvores, incluindo a aquisição de novas espécies.

O Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses viu aprovada a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 5 000 euros, para ajudar a custear a aquisição de uma nova embarcação e motor fora de borda, para apoio aos treinadores do clube, dado que a existente apresenta elevado grau de desgaste e não pode mais ser utilizada por motivos de ordem legal. Este apoio justifica-se pela necessidade de criar condições essenciais e em segurança para o treino dos atletas, de forma a manter o nível qualitativo e quantitativo de resultados do clube na modalidade de canoagem, tanto a nível nacional como internacional, bem como a presença constante dos atletas nas seleções nacionais.

O Município deliberou, também, atribuir um apoio financeiro no valor de 4.741,91 euros ao Clube Náutico de Fão, para fazer face aos custos associados à substituição de sistema de A.Q.S (Águas Quentes Sanitárias), substituição da chaminé de exaustão e manípulos temporizados na zona dos chuveiros no edifício do clube.

Na área cultural, a autarquia deliberou manter o apoio anual de 12 500 euros à Orquestra da Costa Atlântica – associação de música e cultura, sustentado pelo inegável interesse público das atividades que desenvolve e pela relevância que assumem no desenvolvimento cultural do concelho, na promoção da música erudita, na formação de públicos, músicos e maestros e na projeção de Esposende. Esta associação cultural pretende levar a efeito, durante o ano em curso, um plano de atividades, onde se inserem seis concertos anuais com orquestra sinfónica e/ou ensemble de música de câmara (Concerto Festivo “De Viena a Nápoles”, Concerto de Páscoa, Concerto final de masterclass, Concerto pedagógico “O Capuchinho Vermelho”, Concerto dos alunos da Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica e Concerto de Verão), bem como uma masterclass internacional de Direção de Orquestra.