Benjamim Pereira e Nobel da Paz D. Ximenes Belo presentes no evento Na minha terra cabe o mundo todo

02 Junho 2014
O Prémio Nobel da Paz, D. Carlos Ximenes Belo, e o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, foram dois dos convidados da iniciativa «Na minha terra cabe o mundo todo», que a ACARF e a Junta de Freguesia de Forjães levaram a efeito, no passado dia 1 de junho.

A quinta edição deste evento cultural iniciou-se com a receção ao antigo Bispo de Timor Leste, no Centro Cultural de Forjães, à qual se seguiu a visita às instalações da ACARF e a celebração de uma missa, na Igreja Paroquial de Forjães, presidida por D. Ximenes Belo.

No auditório do Centro Cultural de Forjães, decorreu uma palestra sobre a temática da paz, moderada pelo diretor do Jornal O Forjanense, Carlos Sá, que juntou à mesma mesa D. Ximenes Belo, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, o Presidente da Junta de Freguesia de Forjães, Manuel Ribeiro, e a Presidente da ACARF, Anunciação Laranjeira. A iniciativa contou também com o testemunho de dois forjanenses, uma professora que lecionou em Timor e um jornalista que entrevistou D. Ximenes Belo, bem como o testemunho do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esposende, Juvenal Campos, que efetuou uma missão em Timor Leste.

O Presidente Benjamim Pereira saudou a ACARF e a Junta de Freguesia pela realização do evento que, ano após ano, tem levado a Forjães figuras tão distintas do panorama nacional e internacional. O Autarca considerou mesmo que o apogeu foi atingido nesta edição com presença do Nobel da Paz D. Ximenes Belo, personalidade tão relevante e admirada em todo o mundo.

Numa abordagem ao tema da palestra, o Presidente do Município, entre vários outros aspetos, realçou o espírito solidário do povo português e a sua forte ligação a Timor Leste, recordando a forma como o país se mobilizou face à ocupação indonésia. Benjamim Pereira manifestou-se agradado com a intervenção do antigo Bispo de Timor Leste, dizendo que “foi um consolo para a alma ouvir uma pessoa tão distinta com quem temos tanto a aprender”.

O Autarca de Esposende não deixou passar a oportunidade sem realçar e agradecer o trabalho, dedicação e disponibilidade das pessoas ligadas ao associativismo, sublinhando que “dão muito de si em prol da sociedade, pelo que nos merecem todo o respeito e admiração”.

Após a palestra, foi recolhida a impressão palmar de D. Ximenes Belo para elaboração de molde para colocar na “Parede da Fama”, existente no edifício do Centro Cultural de Forjães, e houve ainda oportunidade para o Nobel da Paz autografar o seu livro “História da Igreja em Timor Leste”.