Município de Esposende assina contratos programa de desenvolvimento desportivo

11 Dezembro 2019

IMG_20191211_203403

O Município de Esposende assinou hoje Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo, relativos à época 2019/2020, em cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Esposende que contou com a presença de representantes das 27 associações e clubes do concelho e das onze Associações e Federações de modalidades desportivas. “Queremos transparência nos apoios concedidos pelo Município de Esposende aos clubes do concelho. Estamos aqui para celebrar contratos programa de desenvolvimento desportivo com clubes, associações e federações das diversas modalidades, traduzido num investimento global de 290 mil euros. Porém, a aposta no desporto ultrapassa os 500 mil euros, numa visão global que envolve todas as crianças e idosos de Esposende”, enquadrou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Além do apoio aos clubes e associações que desenvolvem a formação dos jovens atletas, o Município de Esposende continua a investir na melhoria das infraestruturas, projetando novos espaços.
Benjamim Pereira anunciou, para o próximo ano, o arranque da construção do Parque Desportivo e de Lazer Municipal, onde serão disponibilizados diversos campos de jogos, dando resposta às muitas solicitações dos clubes do concelho. De igual modo, o projeto do Parque da Cidade entrará na sua fase decisiva, depois de ultrapassados obstáculos burocráticos, pretendendo assumir papel de destaque não só na área desportiva, com circuitos de manutenção complementares à ecovia, mas também como peça fundamental na estratégia turística e ambiental do concelho.
Para o Município de Esposende, a prática desportiva assume um importante suporte na formação integral do indivíduo, sendo reconhecido o importante e insubstituível papel dos clubes e associações, no fomento e concretização dos objetivos sociais das instituições.
“Através destes contratos programa, a Autarquia assegura o pagamento das taxas de filiação, inscrições, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação, além dos exames médicos que não figuram nos presentes protocolos”, referiu o vereador com o pelouro do Desporto, Mário Rui Losa.
Recentemente, o Município de Esposende distinguiu 280 atletas, praticantes de 25 modalidades, pelo seu desempenho desportivo. “Essa cerimónia teve como objetivo reconhecer publicamente e prestar homenagem a atletas, dirigentes, clubes, associações e famílias que realizam um trabalho conjunto em prol do desporto, da educação e da juventude do concelho de Esposende”, sustentou o vereador.
Para o presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, este protocolo “é o garante da continuidade da sustentabilidade da formação desportiva”, apontando o profundo “alcance social, desportivo e cultural da prática desportiva”.
Já o presidente da Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Distrital de Braga, Manuel Vieira, recordou que “Esposende é o único município fora da área de ação da APD a assinar um protocolo com a associação, apesar de esta reunir atletas de toda a região”.
Licínio Santos, presidente da Associação de Patinagem do Minho enalteceu “a preocupação do Município de Esposende em apoiar os clubes” e Manuel Moreira, presidente da Associação de Andebol de Braga, sublinhou “o histórico de cumprimento dos protocolos que carateriza o Município de Esposende”.

Assinaram os contratos programas as seguintes federações e associações:
Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Nacional De Karaté de Portugal, a Federação Portuguesa de Taekwondo, a Federação Portuguesa de Surf, a Associação de Andebol de Braga, a Associação de Futebol de Braga, a Associação de Patinagem do Minho, a Associação de Basquetebol de Braga, a Associação de Voleibol de Braga, a Associação de Badminton do Norte e a Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Distrital de Braga.

Associações e clubes de Esposende que firmaram o protocolo: Associação Cultural e Desportiva "Os Apulienses"; Associação de Karaté de Apúlia; Associação Desportiva Cultural Social de Criaz; Associação Desportiva de Esposende; Associação Juvenil Desportiva Fintas – Esposende; Bushido AK Esposende; Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro - Esposende Surf Team; Centro Social da Juventude de Mar; Centro Social Juventude Belinho; Clube de Futebol de Fão; Clube Golfe Braga ; Clube Hípico do Norte; Clube Náutico de Fão; Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro; Equivau; Forjães Sport Clube; Fórum Esposendense - Centro de Surf de Esposende; Futebol Clube de Marinhas; Gandra Futebol Clube; Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses; Grupo Desportivo de Apúlia; Hóquei Clube de Fão; Núcleo Escolar Federado Escola EB 2,3 António Correia Oliveira; Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente; Taekwondo Clube de Esposende; União Desportiva de Vila Chã.