Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende integra o itinerário do Projeto educativo itinerante Creactivity

Projeto creactivity 1 1024 2500
06 Dezembro 2019

Creactivity

Esposende vai acolher, entre os dias 9 e 11 de dezembro, o projeto educativo itinerante Creactivity, desenvolvido pelo BPI e a Fundação “La Caixa”, através do programa EduCaixa. A unidade móvel vai estar instalada junto ao Museu Marítimo, proporcionando workshops escolares entre as 9h00 e as 17h00, e visitas de exploração livre, das 17h00 às 19h00.

O projeto Creactivity apresenta-se dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel, com atividades em linha com as disciplinas cientifico-tecnológicas e artísticas, dirigido principalmente às escolas e famílias. O espaço dispõe de várias áreas para pôr em prática diferentes competências: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion.

Este novo projeto itinerante tem como objetivo encorajar o desenho e desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em ateliers com materiais comuns, ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

Os ateliers são dirigidos a grupos escolares do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos principalmente, bem como a grupos familiares. Um monitor acompanha as crianças através de um processo de criação em que os adultos acompanhantes, quer sejam professores ou familiares, também são convidados a participar. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.

Caracterizado pela sua componente lúdica e de colaboração, o espaço permite investigar, planificar, criar novos desenhos, usar materiais comuns e procurar novas funções para eles, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Também se trabalham outras competências mais transversais, como hábitos de aprendizagem cooperativa, autoconhecimento para a aprendizagem, criação e realização de projetos.

O sistema de aprendizagem do Creactivity é inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de San Francisco, que nasce do movimento Maker (ou Making), que mistura tecnologias digitais e físicas para o desenho criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com um objetivo lúdico ou utilitário.

Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos que propõem resolver problemas de forma improvisada preparam as crianças para enfrentarem novos desafios de forma criativa e prepara-os igualmente para que se sintam à vontade numa sociedade em constante mutação.

Esta ação enquadra-se no âmbito dos eixos de intervenção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.